domingo, 26 de outubro de 2008

O Fantasma de Count Basie no Campo Pequeno


Count Basie Orchestra
29 de Outubro, 22.00h – Campo Pequeno (Lisboa)

A Count Basie Orchestra nasceu em 1936 em Kansas City, Michigan. Basie era pianista da Orquestra de Bennie Moten e, após a morte deste, fundou a sua própria orquestra levando consigo vários dos seus colegas. O grupo inicial compunha-se de apenas 9 elementos: Joe Keys e Oran “Hot Lips” Page nos trompetes, Buster Smith e Jack Washington nos saxofones alto, Lester Young no saxofone tenor, Dan Minor no trombone, Jo Jones na bateria e Walter Page no contrabaixo, além de Count Basie no piano e direcção musical.
A orquestra tornar-se-ia uma das mais populares da "swing era" e sobreviveria mesmo ao declínio de popularidade das grandes orquestras de jazz, produzindo durante as décadas de 50 e 60 importantes colaborações com cantores como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald que lhe asseguraram popularidade até à morte de Basie, que ocorreu em 1984.
Depois disso a banda continuou a tocar como “ghost band” sob a direcção de alguns dos músicos que tocaram com Basie, como Eric Dixon, Thad Jones, Frank Foster, Grover Mitchell ou ainda Bill Hughes. O repertório mantém-se fiel aos temas clássicos da orquestra, surgindo novas gravações, a última das quais Basie is Back de 2006 e novas colaborações com músicos como Ray Charles (Ray Sings Basie Swings, 2006) ou Allyn Ferguson (Swing Shift, 1999)
Pela orquestra de Count Basie passaram nomes como Joe Newman, Lester Young, Herschel Evans, Billie Holiday ou John Clayton.
O desafio lançado pela Incubadora d’Artes para esta apresentação da orquestra em Lisboa passa pelo acompanhamento de vários cantores portugueses de nomeada, como Carlos do Carmo, Maria João, Camané, Manuela Azevedo e Lula Pena.

One O'Clock Jump (1943)


Count Basie Orchestra (Basileia 2004)

Sem comentários: