sábado, 18 de outubro de 2008

River Woman



Marta Hugon Quarteto
17 de Outubro de 2008, 23.00h
Seixal Jazz Clube
****

Coube a Marta Hugon e ao seu quarteto, formado por Filipe Melo no piano e na maioria dos arranjos, por Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria, a honra de abrir a edição 2008 do Seixal Jazz, festival que desde 1996 pôs a simpática vila da margem sul do Tejo na rota internacional do jazz.
No Seixal Jazz Clube, espaço atraente e acolhedor instalado nos antigos refeitórios da Mundet, na bonita avenida marginal da vila, lado a lado com exposições de arte dedicadas ao jazz (como a de Vítor Ribeiro que já dei conta nestas páginas), Marta Hugon e os seus pares apresentaram o disco Storyteller, lançado em Abril deste ano (ver crítica) no seguimento do primeiro trabalho do quarteto, Tender Trap, editado em 2006, e do qual pudemos também ouvir dois temas, além de um novo arranjo, ainda não lançado em disco, de uma composição de Tom Jobim (depois de Suburbano Coração de Chico Buarque, numa bela versão incluída em Storyteller, mas inexplicavelmente esquecida nesta apresentação, Marta Hugon parece estar a desenvolver uma especial atenção aos compositores brasileiros).
Apesar de anunciado no programa, André Fernandes não esteve presente (nem João Moreira, que igualmente participa num dos temas do disco Storyteller, The Trouble With Me Is You). Até aqui nada de especial…
O curioso foi que a Câmara Municipal do Seixal, através do site do Festival, lançou durante os dois dias anteriores um concurso no qual oferecia um CD single do tema Crash Into Me, original de Dave Matthews incluído no disco Storyteller de Marta Hugon, a quem adivinhasse o nome do convidado especial do quarteto, para esta apresentação… André Fernandes não apareceu, mas ao que parece ganhou um disco da Marta Hugon, por ter adivinhado que era o convidado especial do concerto! E eu ganhei outro…
Episódios burlescos à parte, devo reconhecer que o quarteto mostrou excelente forma, mesmo sem o convidado especial.
Filipe Melo e Bernardo Moreira estão num momento excepcional, com o pianista a desenvolver a sua paixão pelo blues de uma forma cada vez mais exímia e o contrabaixista mais solto que nunca, a rubricar solos de enorme valia e a imprimir o seu cunho pessoal em tudo o que toca, de um modo só acessível aos mais dotados. Mas também André Machado esteve como gosta, exuberante e tecnicamente irrepreensível, também ele uma enorme mais valia neste quarteto.
Falta apenas falar de Marta Hugon. Esta jovem cantora tem uma voz afinadíssima, uma criteriosa gestão dos tempos e uma rara capacidade para swingar, quando tal vem a propósito. O que não a impede de imprimir o necessário dramatismo em temas como Crash Into Me, River Man de Nick Drake ou Still Crazy After All These Years de Paul Simon, mais ou menos estranhos ao cancioneiro do jazz, mas brilhantemente adaptados por Filipe Melo e cantados com uma superior propriedade por Marta Hugon. Além disso esta jovem directora do Hot Club e professora na escola de jazz Luís Villas-Boas é lindíssima e de uma simpatia inexcedível.
Estão pois todos de parabéns por esta abertura, com chave de ouro, do Seixal Jazz 2008.
Relembro que esta noite há novo concerto do quarteto de Marta Hugon no Seixal Jazz Clube e que, quem não puder ir ao Seixal, pode sempre deslocar-se ao Hot Club nos próximos dias 11, 12 e 13 de Dezembro onde, aí sim, é provável que André Fernandes se junte ao grupo, com o merecido single de Marta Hugon, gentilmente oferecido pela Câmara Municipal do Seixal, no bolso!
Enquanto não surge o novo video de Marta Hugon deixo-vos com a minha interpretação do tema River Man de Nick Drake, incluído no disco Story Teller de Marta Hugon, com belas fotos da canadiana Christine P. Newman. Podem ver os seus trabalhos em http://www.pbase.com/christinepnewman.

Marta Hugon - River Man

Sem comentários: