segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tom Waits



Tom Alan Waits é o nome de um dos mais originais músicos e compositores norte-americanos desde que, em 1973, se apresentou ao público com o álbum “Closing Time”, editado pela Asylum. Nascido a 7 de Dezembro de 1949, em Pomona, na Califórnia, filho de dois professores, Jesse Frank Waits, descendente de escoceses e irlandeses, e Alma Johnson McMurray, de origem norueguesa.
Músico auto didacta (Tom Waits afirma que aprendeu música no piano de um vizinho, enquanto ouvia rancheras mexicanas na rádio) é possuidor de uma voz única, definida pelo crítico Daniel Durchholz como se tivesse sido ensopada em whisky, pendurada no fumeiro durante alguns meses e finalmente levada para a rua a atropelada por um carro.
Mas é sobretudo como compositor que Tom Waits imprimiu já uma marca profunda na música norte-americana (como o demonstram os 19 álbuns de tributo que já consegui contabilizar, oriundos da Suécia, da Alemanha, do Canadá, da Eslovénia, da Holanda, da Itália, da Polónia e claro está, dos Estados Unidos). A sua música incorpora elementos oriundos dos mais variados géneros, antigos como o blues, o jazz ou o vaudeville, ou modernos e experimentais como o rock industrial. As suas canções falam de personagens bizarros, atmosferas opressivas e surrealistas.
Personagem única, que o cinema já aproveitou em filmes como Bram Stoker’s Dracula, The Fisher King ou Short Cuts, de realizadores tão importantes como Francis Ford Coppola (que trabalhou igualmente com Waits em One From the Heart, entre outros projectos), Terry Gilliam (dos Monty Python) e Robert Altman, a sua obra tem sido igualmente objecto de inúmeros covers, alguns deles alcançando um sucesso ainda maior do que o original, como sucedeu com a gravação de Jersey Girl por Bruce Springsteen ou de Ol’55 pelos Eagles.
Foi nomeado para o Óscar de melhor banda sonora pelo filme One From The Heart de 1982 e recebeu dois Grammys, em 1992 pelo álbum Bone Machine e em 1999 pelo álbum Mule Variations.
São também notáveis as suas colaborações com o realizador independente norte-americano Jim Jarmusch, designadamente nos filmes Night on Earth (1992) e Coffee & Cigarettes (2003).
Tom Waits é também famoso pela sua recusa em autorizar o uso da sua música em campanhas publicitárias. Várias empresas tentaram, de forma sub-reptícia, aproveitar a sua imagem para fazer publicidade, mas todas foram processadas por Waits, que já recebeu vários milhões de dólares de indemnizações da Frito Lay, Levi’s, Audi e Opel por uso indevido da sua obra em campanhas publicitárias. Alguns deles foram doados posteriormente por Waits a instituições de solidariedade.
Sou um admirador confesso de Tom Waits. Por isso não resisto a prestar-lhe aqui uma pequena homenagem, através de alguns vídeos das suas canções mais emblemáticas.
Espero que gostem.

God’s Away on Business


Hold On


Singapore


Ol’55 (1999)


Tom Traubert’s Blues (1977)

Sem comentários: