domingo, 12 de outubro de 2008

Marta Hugon na Abertura do Seixal Jazz


Seixal Jazz Club (Refeitórios da Mundet) – 6ª feira, 17 e Sábado, 18, 23.00h

Começa também esta semana o Seixal Jazz, com dois concertos do Quarteto de Marta Hugon (formado pela Marta Hugon na voz, Bernardo Moreira no contrabaixo, Filipe Melo no piano e André Sousa Machado na bateria) a que se junta como convidado o guitarrista André Fernandes.
Marta Hugon nasceu em Lisboa e começou por cantar repertório clássico na adolescência. Surgiu então a paixão pelo jazz que a levou inevitavelmente à escola de jazz do Hot Club de Portugal. Antes porém passou pelo Conservatório de Amesterdão e por aulas com a cantora britânica Norma Winstone.
O seu quarteto é integralmente formado por músicos, como ela, oriundos do Hot Club e com responsabilidades docentes na escola de jazz Luís Villas-Boas, e com ele Marta Hugon gravou já dois discos: Tender Trap em 2006 e Stoyteller em 2008.
Apesar do seu repertório assentar em standards, há uma notória preocupação de fuga ao óbvio e ao evidente e de enveredar por caminhos qualitativamente exigentes, para o que muito ajudam a magnífica voz de Marta Hugon, os superiores arranjos de Filipe Melo, com todo o swing que os caracteriza e que a cantora aproveita com mestria, e claro está a enorme experiência e capacidade técnica de Bernardo Moreira (o contrabaixista do trio de Mário Laginha e líder de diversos projectos) e também de André Sousa Machado, um baterista extremamente versátil e que se sente particularmente à-vontade nestes ambientes swingados.
Em suma, uma jovem mas grande voz, que já se afirmou entre as melhores do nosso jazz, acompanhada por alguns dos nossos melhores músicos. O resultado só pode ser a excelência!


Too Close For Confort

Sem comentários: