domingo, 26 de outubro de 2008

Bill Frisell & Buster Keaton no CCB


Bill Frisell
2 de Novembro, 21.00h
Grande Auditório do CCB (Lisboa)

Bill Frisell nasceu em Baltimore, Maryland, em 18 de Março de 1951. Desde meados dos anos 80 que alcançou o estatuto de um dos mais reputados guitarristas de jazz da sua geração. Com um repertório eclético que vai desde o jazz ao country, passando pela música clássica, pelo blues e pelo folk, Frisell ganhou tantos seguidores quanto detractores, um pouco ao sabor da sua inspiração do momento.
É igualmente famoso pelo uso abundante de efeitos que tornam o som produzido pela sua guitarra verdadeiramente único.
Frisell foi aluno de Dale Bruning na University of Northern Colorado e mais tarde de Jim Hall no Berklee School of Music. Em 1982 foi chamado a substituir Pat Metheny na gravação do disco Psalm de Paul Motion iniciando então a sua carreira para a ECM que o levou a colaborações com os noruegueses Jan Garbarek e Arild Andersen. Mais tarde fundou em Nova Iorque o seu quarteto com Kermit Driscoll, Joey Baron e Hank Roberts e colaborou com John Zorn e novamente com Paul Motian, integrando o seu trio de que faz igualmente parte Joe Lovano.
A partir de 1988 instalou-se em Seattle e iniciou uma nova carreira como líder e compositor abraçando também repertório tão variado como o composto por Charles Ives, Aaron Copland, John Hyatt, Bob Dylan, Madona ou Ryuchy Sakamoto.
Recebeu um Grammy pelo seu trabalho Unspeakable em 2005.
No espectáculo que apresenta no Grande Auditório do CCB, Bill Frisell estará acompanhado pelo baixista Tony Scherr e pelo baterista Kenny Wollesen e interpretará composições originais que acompanham a projecção de curtas-metragens do lendário Buster Keaton, do experimentalista Bill Morrison e do cartoonista e ilustrador Jim Woodring.

Outlaws (Montreal, 2002),
com Greg Liesz, Billy Drewes, Curtis Fowlkes, Ron Miles, David Piltch e Matt Chamberlain


Londres 2004, com Djelimandy Tounkara, Greg Leisz, Jenny Scheinman e Sidiki Camara

Sem comentários: