domingo, 12 de outubro de 2008

Samuel Quinto no Douro Jazz


Cine-Teatro São João da Pesqueira – 4ª feira, 15 – 21.30h
Teatro Ribeiro Conceição, Lamego – 6ª feira, 17 – 21.30h


Samuel Quinto nasceu no Brasil, em Belém do Pará, há 34 anos, mas está radicado em Portugal, mais concretamente na cidade do Porto, desde 2004. Auto-didacta, dedica-se de forma apaixonada ao jazz latino, onde as influências brasileiras e caribenhas se fundem, muitas vezes com uma ajuda vinda dos Estados Unidos. Na verdade fazem parte do repertório do músico vários temas da autoria de Chick Corea (Armando’s Rhumba, La Fiesta ou Spain) e de Duke Ellington (Caravan), já nascidos no universo musical latino-americano, mas constam igualmente outros que foram devidamente traduzidos por Samuel Quinto, como Night And Day de Cole Porter e Summertime ou Wandering on You de George Gershwin.
O seu único trabalho discográfico foi editado em 2007 pela Numérica e chama-se Latin Jazz Thrill, onde aparece acompanhado pelo contrabaixista Edamir Costa e pelo baterista Gil Batera, ambos seus compatriotas radicados em Portugal e com responsabilidades docentes nas Escolas de Jazz do norte do país. Dele dei já conta entusiasmada nas presentes páginas. Ver Nota.
Pianista brilhante, fortemente influenciado pelo génio dominicano Michel Camilo, compositor talentoso e exímio “tradutor” de vários géneros musicais para o seu jazz latino, Samuel Quinto é hoje um caso raro no que concerne à produção deste tipo específico de jazz de qualidade no nosso país.
Vai estar presente em dois concertos integrados no Douro Jazz, seguramente a não perder pelos muitos apreciadores do jazz imortalizado pelo lendário filme Calle 54, realizado por Fernando Trueba e que promoveu mundialmente nomes como Paquito d’Rivera, Michel Camilo, Eliane Elias, Bebo e Chucho Valdés ou Chano Dominguez.

To Peter (original de Samuel Quinto)


Armando’s Rhumba (de Chick Corea)

Sem comentários: