sábado, 18 de outubro de 2008

Sons e Tons do Jazz



O Jazz, por Vitor Ribeiro
17 de Outubro a 1 de Novembro, Refeitórios da Mundet, Seixal

Victor A. Ribeiro nasceu em Lisboa em 1938. Formado pela Escola de Artes Decorativas António Arroio colaborou com vários mestres, como Manuel Lima, Lino António, Mário Costa e Fausto Rocha, antes de iniciar actividade como ilustrador nos jornais Diário Popular, Diário Ilustrado e Diário de Lisboa. Como ilustrador colaborou ainda com editoras como as Publicações Europa-América e a Ulisseia. Mas desde há 40 anos que se dedica sobretudo à publicidade e design gráfico. Foi também o autor de várias colecções de selos para os CTT. Expõe regularmente desde 1990.
Nesta mostra, patente de 17 de Outubro a 1 de Novembro nos refeitórios da Mundet, no Seixal, integrada no programa do Seixal Jazz 2008, Vítor Ribeiro procurou captar (e posso acrescentar que o fez com sucesso) o colorido do ritmo, a paleta harmónica, a expressão e a liberdade dos gestos e sons do jazz, que são comuns à pintura.
Um namoro entre as duas formas de arte, pautado pelo improviso espontâneo, pela liberdade de interpretação dos sons e dos tons do jazz.
Uma exposição a não perder, de preferência acompanhada por um dos muitos e excelentes concertos gratuitos que a Câmara Municipal do Seixal proporciona no mesmo espaço, durante a edição de 2008 do Seixal Jazz.

Sem comentários: