segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mário Laginha a solo no São Luiz



5ª feira, 23 de Outubro e
6ª feira, 24 de Outubro
22.00h – Teatro São Luiz (Lisboa) – Mário Laginha Solo

Nascido em Lisboa, a 25 de Abril de 1960, Mário Laginha é hoje reconhecidamente um dos maiores talentos do piano e do jazz português. A sua ligação ao jazz nasce no início dos anos 80 ao integrar-se no quinteto da cantora Maria João, inicialmente chamado Maria João & Friends. Com esta formação gravou dois discos em 1983 e 1985. Paralelamente fundou o Sexteto de Jazz de Lisboa, com Carlos Martins, Tomás Pimentel, Edgar Caramelo e os irmãos Pedro e Mário Barreiros, com quem grava o disco “Ao Encontro” em 1988. Em 1987 estreou no Festival de Jazz em Agosto, da Gulbenkian, o decateto de Mário Laginha, para quem assinou todas as composições a arranjos. Nos anos 90 começou a colaboração a dois pianos com Pedro Burmester, que se mantém até hoje, com vários discos e DVD gravados. Datam também do início dos anos 90 os projectos “Cal Viva” (com Carlos Bica, José Peixoto, José Salgueiro e Maria João), “Almas & Danças”, com João Paulo Esteves da Silva, e os Quarteto e Quinteto de Mário Laginha, com músicos como Julian Arguelles, Bernardo Moreira, Alexandre Frazão e Sérgio Pelágio.
Em 1994 inicia aquela que seria a mais frutuosa e bem sucedida colaboração da sua carreira: o duo com Maria João que se mantém até hoje (no próximo mês sairá mais um disco do duo, denominado Chocolate e com concertos de apresentação marcados para a Casa da Música, no Porto, a 30 de Outubro, para o Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra, a 25 de Novembro e para o CCB, em Lisboa, para 5 de Dezembro).
Os seus mais recentes projectos incluem o seu Trio, com Bernardo Moreira e Alexandre Frazão e o Duo a dois pianos com Bernardo Sassetti, tal como um projecto a solo, Canções e Fugas, de 2005.
Seguramente um dos melhores músicos e compositores nacionais, para ouvir nos dias 23 e 24 de Outubro no Teatro São Luiz em Lisboa

Fado


Mário Laginha Trio - Tanto Espaço

Sem comentários: