sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Paulo Braga em Digressão Nacional



Paulo Braga acompanhou Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim) com quem gravou e fez tournées durante quinze anos. Acompanhou também Elis Regina quando esta se apresentou no Festival de Montreaux.

Vai estar esta semana entre nós para uma série de concertos em que acompanhará o quarteto de Filipe Melo e Bruno Santos, com Bernardo Moreira no contrabaixo, e bem assim a cantora Paula Oliveira acompanhada por um coro de luxo: Marta Hugon, Isabel e Margarida Campelo, Joana Machado e Mariana Norton.

Durante algum tempo dividiu a sua acividade entre o Brasil e Nova York onde acompanhou músicos como Joe Henderson. Paulo Braga gravou alguns dos mais importantes álbuns da MPB como: “Passarim”, “Inédito” e “Antonio Brasileiro” de Tom Jobim; “Bala com Bala”, “Montreaux ao Vivo” e “Elis Regina e Tom” de Elis Regina; “Milagre dos Peixes” (no estúdio) e “Minas” de Milton Nascimento; “From Tom to Tom” de Toninho Horta; “Mãos” e “Ivan Lins” de Ivan Lins; “sou Eu” de Simone; “Flor de Liz”, “Luz” e “Curumim” de Djavan; e no primeiro álbum de Tim Maia, as músicas “Primavera”, “Azul da cor do Mar”, “A Festa de Santo Reis”, “Sossego” “Do Leme ao Pontal” e “Coronel Antônio Bento” entre outras.

Em 2005, gravou o álbum “Falando de Amor” de Famílias Caymmi e Jobim, entre muitos outros. Em 2005 começou um novo projecto com Paulo Jobim e Daniel Jobim e juntos formam O Jobim Trio. Simultaneamente trabalha como solista lançando albums como “Grooveland”, com composições próprias. Em entrevista à revista MODERN DRUMMER, PAT METHENY falou sobre os seus bateristas favoritos que são Roy Haines, Jack Dejonette, Paul Wertico e Paulo Braga. Sobre Paulo Braga, Pat disse ter ficado surpreendido com a maneira como Paulo tocava Jazz (straight ahead). Identificou ainda Paulo Braga como o responsável pela introdução na bateria moderna das influências das escolas de samba.

Elis Regina - Montreux 1979

Sem comentários: