segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Assim Falava Jazzatustra


Júlio Resende Quarteto
Lx- Factory | Lisboa
15 de Outubro de 2009, 22.30h
Preço: €5,00

É já na próxima quinta-feira dia 15 de Outubro que Júlio Resende apresenta o seu último trabalho em disco " Assim Falava Jazzatustra".
Editado pela Clean Feed, este seu novo disco conta com a participação especial de Manuela Azevedo do Clã, Perico Sambeat e Ole Vagan. No entanto, Júlio Resende irá apresentar na LX Factory o disco acompanhado pelos seus companheiros de sempre: João Custódio, Desidério Lázaro e Joel Silva.

Nascido em Faro, Júlio Resende começa a tocar piano aos quatro anos de idade. Mais tarde, inicia os seus estudos clássicos no Conservatório Maria Campina, com a professora de piano Oxana Anikeeva (que actualmente é colaboradora externa do corpo docente da Universidade de Évora) e o professor de formação musical, Paulo Cunha. Não nasceu para intérprete clássico, pois é-lhe difícil tocar uma peça sem ter vontade de improvisar. Assim, inicia os seus estudos de Jazz em 2000 com o contrabaixista e pedagogo Zé Eduardo. Posteriormente muda-se para Lisboa, estudando com Rodrigo Gonçalves, Pedro Moreira e Mário Laginha.
Em 2003 foi seleccionado para a 1ª Big Band Nacional da Juventude, projecto conjunto do Hot Clube de Portugal e Ministério da Cultura que pretendeu seleccionar os melhores jovens músicos nacionais (até aos 30 anos) a fim de realizar uma Tournée pelo país. Posteriormente fez o curso da Escola do Hot Clube de Portugal e foi chamado a integrar o Ensemble do Hot Clube, formação que tem o intuito de representar a escola em eventos culturais. Pelo Hot Clube também ganhou o prémio para melhor Combo no âmbito do concurso inter-escolas realizado na Festa do Jazz do Teatro S.Luís em 2005.
Participou em vários workshops internacionais, nos quais trabalhou com professores de prestigiadas Universidades de Jazz dos EUA, como a New School for Jazz and Contemporary Music e a Berklee College of Music: Aaron Goldberg, Gary Versage, Greg Tardy, Matt Penman, Frank Tiberi, Mark Ferber, Jonathan Kreisberg, Omer Avital, entre outros.
Em 2004 desloca-se a Paris por uma temporada à Université de S.Denis, estudando com Yves Torchinsky, Phillipe Michel, Fréderic Saffar e Lillian Dericq (professor da Bill Evans Academy). Em Paris toca em várias formações.
Em 2006, licencia-se em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Ainda neste ano forma o Júlio Resende 4teto, o qual mantém com o intuito de trabalhar composições originais , e com o qual tem vindo a actuar em auditórios e casas de Jazz por todo o país. Gravou o seu primeiro disco em 2007, “Júlio Resende – Da Alma” para a prestigiada editora de Jazz – Clean Feed -, editora de nomes como Mário Laginha, Bernardo Sassetti, João Paulo Esteves da Silva, Gerry Hemmingway, e.o.), tornando-se no mais jovem músico nacional a editar um disco para esta editora enquanto líder. Disco, esse, que foi já considerado um dos melhores discos do ano pela revista “Jazz.pt”, e que tem recebido excelentes distinções, quer pela imprensa nacional, quer pela imprensa estrangeira.
Em paralelo com o seu 4teto tem outros projectos como os “Happennig”- do qual fazem parte Carlos Bica no contrabaixo, João Paulo Esteves da Silva (piano, fender rhodes, acordeão) João Lobo na bateria e Luis Cunha no trombone - e que se destina sobretudo à prática de concertos completamente improvisados; e o “Vânia Fernandes e Júlio Resende 4teto”.
Já tocou com músicos como Bernardo Moreira, Carlos Bica, Maria Viana, André Fernandes, Alexandre Frazão, Carlos Barretto, José Salgueiro, Bruno Pedroso, Pedro Moreira, João Paulo Esteves da Silva, Matt Lester, entre muitos outros.
Em relação à sua actividade docente : Leccionou o curso de Piano-Jazz na Escola JBJazz em Lisboa em 2006/2007. Leccionou também em vários Workshop de Jazz como o Workshop de Jazz do Barreiro e Vila Real de S.António.

Júlio Resende - Shine on You Crazy Diamond (photos by Andrew Prince)

Sem comentários: