domingo, 18 de outubro de 2009

Desafios


Bodurov Trio
Stamps From Bulgaria 2008
Challenge, 2009

O que é o jazz, presentemente?
Esta é uma questão essencial no jazz globalizado e massificado dos dias de hoje à qual não ouso responder. Mas de cada vez que oiço uma obra que consegue abanar os fundamentos da estética jazzística e alargar as suas fronteiras a territórios novos e inexplorados de fusão, não posso deixar de reflectir sobre ela e partilhar convosco as ideias que me são suscitadas.
Cada vez mais o jazz abandona a ideia objectiva de um género musical norte-americano, derivado do blues, e assume-se sobretudo como uma linguagem musical, uma visão deconstrutiva da música enquanto forma de expressão individual e colectiva.
Ao chegar à Europa e, depois ao resto do mundo, o jazz, enquanto linguagem musical, proporcionou aos músicos de culturas muito diversas da sua origem, uma apropriação formal que sucessivamente foi sendo aplicada às tradições culturais de cada país. O resultado é o world jazz, que mais não é do que a reconstrução da música popular de cada povo à luz criativa da linguagem jazzística, um pouco à semelhança do que o movimento nacionalista já tinha feito através da música erudita.
Stamps From Bulgaria é o resultado de um trabalho de investigação do pianista búlgaro Dimitar Bodurov sobre o património musical popular do seu país.
Evitando o mero arranjo jazzístico dos temas, Bodurov procurou antes tratá-los como elementos autónomos do processo de composição, explorando ritmos, melodias, tempos, intervalos. Os temas assim decompostos revelaram o necessário potencial dramático para um ulterior desenvolvimento, que se pretendeu novo e exploratório mas simultaneamente revelador de uma identidade multicultural das sociedades búlgara e europeia.
O exercício é tanto mais interessante quanto a música búlgara é, por natureza, uma difusa confluência de elementos ocidentais e orientais, populares e eruditos. Se as misteriosas melodias eslavas e balcânicas anunciam um oriente próximo, capaz de despertar sentimentos de exotismo nos ouvidos ocidentais, há na rigorosa harmonização dos coros femininos uma decadente exaltação nacionalista, legado do defunto regime comunista mas que, ainda hoje, constitui a mais expressiva manifestação musical búlgara no exterior, que é distintamente de génese erudita.
O resultado é uma obra diferente e fascinante. Uma aventura num universo musical estranho, exótico e sedutor.
Dimitar Bodurov nasceu em 1979 na Bulgária, estudou no Conservatório de Varna e mais tarde em Sófia. Desde 2000 que se mudou para a Holanda onde prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório de Roterdão, formando-se com distinção em piano jazz e composição.
Foi ainda estudante que fundou o seu trio, em 2001, estreando-se em disco com o álbum Melatonic (ACR, 2003) que mereceu rasgados elogios ao pianista John Taylor. Seguiu-se The Resumption Suite (2004), Stamps From Bulgaria (2006) a solo, e este Stamps From Bulgaria 2008, editado já este ano pela holandesa Challenge Records. Pelo meio gravou ainda dois discos com a cantora Margriet Sjoerdsma: With The Whisper Of a Morning (2006) e Bloom (2008).
O trio é composto pelo seu compatriota Mihail Ivanov no contrabaixo e pelo alemão Jens Dueppe (ou Düppe) que já ouvimos a acompanhar músicos como o luxemburguês Pascal Schumacher ou o belga Jef Neve (esteve em 2008 no Hot integrado no quarteto do vibrafonista).
Um disco diferente para aqueles que gostam de um belo desafio musical.

Bodurov Trio - Kircho


Bodurov Trio - Butch


Bodurov Trio - Dobro

Sem comentários: