sábado, 24 de outubro de 2009

Ciclo Internacional de Jazz 2009


30 e 31 de Outubro, 22.00h
5 e 6 de Novembro, 22.00h
Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide (Oeiras)

A 6ª edição do Ciclo Internacional de Jazz de Oeiras vai apresentar neste Outono algum do melhor e mais criativo jazz contemporâneo.
Serão dois fins-de-semana de música em contraste, mas que se complementam através do jazz italiano de Rosario Giuliani e Enrico Rava, do jazz latino-americano do porto-riquenho Miguel Zenon e também dos portugueses Mário Laginha e Bernardo Sassetti.


Rosario Giuliani Quartet
30 de Outubro, 22.00h

Rosario Giuliani, saxofone alto
Pietro Lussu, piano
Darryl Hall, contrabaixo
Benjamin Henocq, bateria

Natural de Roma, onde nasceu em 1970, é hoje em dia um dos mais considerados saxofonistas de jazz de Itália, com uma linguagem contemporânea acessível, no respeito pela tradição bopista de Charlie Parker. A sua extensa discografia tem recebido as mais elogiosas críticas quer na Europa, quer nos EUA.

Joe Locke Sticks & Strings with Rosario Giuliani - Saturn's Child (2008)



Enrico Rava New Quintet
31 de Outubro, 22.00h

Enrico Rava, trompete
Gianluca Petrella, trombone
Giovanni Guidi, piano
Pietro Leveratto, contrabaixo
Fabrizio Sferra, bateria

Enrico Rava é o mais importante trompetista do jazz italiano e um dos mais cotados da Europa, sendo igualmente um excelente compositor. Nasceu em Trieste, em 1939. Nos anos 60 e 70 viveu na Argentina, onde colaborou com o saxofonista Garo Barbieri, e nos EUA, onde se tornou particularmente conhecido pelo seu estilo e improvisação. A sua sonoridade e domínio técnico do instrumento tornam-no inconfundível.

Enrico Rava - New York Days (2009)



Miguel Zenon Quartet
5 de Novembro, 22.00h

Miguel Zenon, saxofone alto
Luis Perdomo, piano
Hans Glawischnig, contrabaixo
Henry Cole, bateria

Natural de Porto Rico, Miguel Zenon vive nos EUA onde é considerado, pela crítica, um dos mais inspirados e tecnicamente completos saxofonistas de jazz norte-americanos. Foi premiado em 2008 com um "prémio especial", uma bolsa no valor de meio milhão de dólares para desenvolvimento da sua actividade de compositor e solista de jazz.

Miguel Zenon



Mário Laginha & Bernardo Sassetti
6 de Novembro, 22.00h

Mário Laginha, piano
Bernardo Sassetti, piano

Trata-se de um duo particularmente famoso entre nós, e no estrangeiro. Este excelente duo de pianos reune dois dos melhores pianistas de jazz portugueses, interpretando fundamentalmente música original e de alguns compositores norte-americanos.

Mário Laginha & Bernardo Sassetti - Madeira 2009

Sem comentários: