sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Venham Mais Cinco


Joe Lovano Us Five
21 de Outubro de 2009, 23.30h
Auditório Municipal do Seixal

Joe Lovano trouxe ao Seixal Jazz o seu mais recente projecto, denominado Us Five, com o qual gravou, em 2007, o álbum Folk Art, o seu 22º registo discográfico, como líder, para a Blue Note. Curiosamente o primeiro composto unicamente por originais seus.
Um trabalho em que recorre apenas a um veterano destas andanças do jazz, o pianista James Weidman, completando o quinteto com a jovem e talentosa contrabaixista Esperanza Spalding e com dois jovens bateristas (uma originalidade importante), o cubano Francisco Mela e o norte-americano Otis Brown III.
Esta extravagância de incluir dois bateristas na formação acaba por constituir uma pedra basilar de todo o processo criativo do quinteto. Se por um lado fornece-lhe uma energia invejável, injectada pela juventude da alargada secção rítmica do grupo, que não se cansa de puxar pela criatividade dos dois solistas mais experientes e maduros, por outro condiciona fortemente, e eu acrescento de forma muito positiva, a maioria das composições de Lovano.
Dir-se-ia que o saxofonista se deixou contagiar pela alegria e complexidade rítmica do projecto, construído as melodias e harmonias a partir dos múltiplos padrões e pulsações que brotam da imaginação latina de Mela e companhia.
Este processo criativo "invertido" será porventura responsável pela opção exclusiva do saxofonista por originais e justificará igualmente o título do disco, Folk Art, porquanto Lovano pinta efectivamente a sua tela de sons partindo de uma paleta rítmica rica e de índole francamente popular, quase étnica, que busca inspiração maior (mas não exclusiva, oiça-se a homenagem ao saxofonista camaronês Manu Dibango)nos ritmos latino-americanos (a que não será alheio o facto de Mela ser cubano e Spalding de ascendência brasileira).
O resto é a extraordinária capacidade improvisadora de Lovano e Weidman que fazem, sem esquecer alguns arrojos solísticos de Spalding que, apesar da juventude, se mostra já possuidora de uma técnica notável, própria da mais jovem professora da história do Berklee College of Music.
Um quinteto de excepção, pela qualidade técnica e artística dos seus membros, mas também e sobretudo, pela capacidade de inovação demonstrada. Se levarmos em conta que Us Five inova sem nunca colocar em causa a essência da estética jazzística norte-americana, é forçoso concluir que é alcançado algo francamente invulgar nos tempos que correm…

Joe Lovano Us Five – Seixal 2009

Sem comentários: