domingo, 19 de abril de 2009

Uri Caine nos Dias da Música



Uri Caine Trio
24 de Abril, 23.30h, Grande Auditório CCB (Lisboa) – The Goldberg Variations
25 de Abril, 22.00h.Pequeno Auditório do CCB (Lisboa) – Mozart, Mahler e Verdi

Uri Caine ganhou um estatuto de músico eclético e inventivo muito por culpa das suas incursões no repertório clássico. Nasceu em Filadélfia, em 1956, e estudou piano desde os 7 anos de idade com o pianista francês de jazz Bernard Peiffer. Passou pela Universidade da Pensilvânia e trabalha como músico profissional desde 1981.
O seu tributo jazz a Gustav Mahler, gravado em 1997, recebeu um prémio pela Sociedade Alemã Mahleriana, revestido de polémica pela ousadia da adaptação. Trabalhou igualmente as Variações Goldberg, de Bach que vai apresentar no CCB, e bem assim as Variações Diabelli de Beethoven e obras de, Schumann, Verdi, Wagner e Mozart.
O seu mais recente trabalho discográfico, The Othello Syndrome, editado em 2008 pela Winter & Winter, foi nomeado para um Grammy.
Uri Caine tem recebido comissões da Viena Volksoper, The Seattle Chamber Players, Relache, The Beaux Arts Trio, the Basel Chamber Orchestra, Concerto Koln e da American Composers Orchestra.
Foi ainda nomeado em 2003 Director da Bienal de Veneza para a Música e compositor residente da Orquestra de Câmara de Los Angeles.
Na área do jazz Caine trabalhou com músicos como Don Byron, Dave Douglas, John Zorn, Terry Gibbs e Buddy DeFranco, Clark Terry, Rashid Ali, Arto Lindsay, Sam Rivers e Barry Altschul, Paolo Fresu, the Woody Herman Band, Annie Ross, the Enja Band, Global Theory e Master Musicians of Jajouka.
O trio com que irá apresentar-se em Lisboa será composto por Uri Caine no piano, John Hebert no contrabaixo e Bem Perowsky na bateria.

Deixo-vos com um vídeo do tema “Si Dolce e Il Tormento” de Claudio Monteverdi, numa adaptação livre do trompetista italiano Paolo Fresu e interpretada em duo de trompete e piano.

Paolo Fresu & Uri Caine – Si Dolce e Il Tormento

Sem comentários: