segunda-feira, 6 de abril de 2009

Celebrando o Bebop



Keith Jarrett, Gary Peacock & Jack deJohnette
Yesterdays
ECM, 2009

Gravado ao vivo em Tóquio, no Japão, no Metropolitan Festival Hall e durante a tournée do ano de 2001 (a mesma que originou já três álbuns ao vivo: “The Out-of-Towners”, “Always Let Me Go” e “My Foolish Heart”) este Yesterdays é uma colheita vintage desse ano tão prolífero para o trio, já que o programa do concerto incide apenas em standards. A viagem começa com “Strollin’” de Horace Silver, e termina com “Stella by Starlight”, de Ned Washington (este um bónus, gravado durante um teste de som). Pelo meio o trio visita os temas “You Took Advantage of Me”, “Yesterdays” e “Smoke Gets In Your Eyes”, de Jerome Kern, “Scrapple from the Apple” de Charlie Parker e “Shaw’nuff”, de Parker e Dizzy Gillespie, “You’ve Changed” de Bill Carey (imortalizada por Dexter Gordon) e “A Sleepin’ Bee” de Harold Arlen (que Peacock interpretou com Bill Evans em 1964).
Um álbum de puro jamming, marcado pelo bop e pelas belas baladas. Uma versão descomprimida e muito acessível deste trio de referência (que em 2008 celebrou 25 anos de memorável actividade) e que, com um inegável prazer, nos transporta numa viagem pelos “old days” do jazz norte-americano das décadas de quarenta e cinquenta, em que o género deixou as salas de baile e começou a frequentar os clubes nocturnos onde, por entre nuvens de fumo (um momento politicamente incorrecto. Que saudades!), o be-bop nascia do génio e do saxofone do Bird.
Aqui não há saxofones. Mas há génio, bop e muito swing. Há também uma celebração da revolução protagonizada pelo músico maldito de Kansas City: a que transformou o jazz de música para dançar em música para ouvir.
E este é seguramente um disco para ouvir com enorme prazer. Uma celebração da melodia mas também da liberdade criativa que o jazz tão bem representa. Como Keith Jarrett afirmou a propósito deste disco ao Los Angeles Times “We know how musical these songs are... Jazz musicians don’t have to always break down doors: there’s music inside the rooms too.”
Fiquem com uma deliciosa versão da balada “ Smoke Gets In Your Eyes”, acompanhada de belíssimas fotos da cidade eterna de Veneza, da autoria do francês Gilles Navet, também elas evocativas de um passado que revolucionou o olhar: a passagem do realismo figurativo para o instantâneo impressionista. Fotos que parecem pintadas por William Turner, o pintor romântico inglês que, com os seus estudos sobre cor e luz, ganhou o estatuto de precursor do Impressionismo.

Keith Jarrett Trio – Smoke Gets in Your Eyes

Sem comentários: