domingo, 19 de abril de 2009

Cinquentenário de "Play Bach" de Jacques Loussier



Jacques Loussier Trio
25 de Abril, 23.30h, Grande Auditório do CCB (Lisboa)

Nascido em Angers, França, em 1934, Jacques Loussier tornou-se conhecido desde há precisamente 50 anos pelas suas adaptações jazzísticas do universo musical de Bach, que já venderam mais de seis milhões de discos por todo o mundo.
Foi em 1959 que editou os seus primeiros discos denominados “Play Bach”, nos quais ousou fundir as suas duas grandes paixões musicais: Bach e o jazz.
Mais recentemente trabalhou igualmente sobre obras de outros compositores clássicos como Satie, Ravel, Debussy, Handel, Beethoven, Chopin e Mozart, sem esquecer um disco dedicado ao barroco com obras de Handel, Marais, Scarlatti, Marcello e Albinoni. Mas a música de Bach tem sido sempre uma constante da obra musical de Loussier.
Loussier adoptou o piano desde os 10 anos de idade e frequentou o Conservatório Nacional de Música de Paris, onde estudou com o professor Yves Nat.
A sua primeira versão do trio, de 1959, era composta por Pierre Michelot no baixo e Christian Garros na percussão. Este trio separou-se em 1978 e Loussier seguiu uma carreira de produtor musical, no seu próprio estúdio na Provença, onde gravou discos para músicos de rock como Elton John, Sting, Yes e Pink Floyd (partes do disco “The Wall” foram gravadas nos seu estúdio).
Em 1985 Loussier regressou à estrada e refez o seu trio, agora com André Arpino na bateria e Vincent Charbonnier no contrabaixo. Este último viria a ser substituído por Benoit Dunoyer de Segonzac a partir de 1998.
É este o trio que iremos ouvir em Lisboa, presença obrigatória num evento transversal como os “Dias da Música” este ano dedicado à obra do grande compositor alemão.

Jacques Loussier Trio – Pastorale in C Minor

Sem comentários: