domingo, 29 de março de 2009

Jazz'n'Gaia 2009



Teatro Avenida Jazz'n'Gaia 2009
3.º Festival Internacional de Jazz de Gaia

Pinho Vargas e Al Di Meola

A abertura marca o regresso a Gaia de um dos seus (muitos) filhos ilustres, pois o primeiro a pisar o palco do Teatro d'Avenida é António Pinho Vargas, «um dos compositores e músicos mais importantes do Portugal pós-25 de Abril», como foi recentemente descrito por Boaventura de Sousa Santos. O concerto insere-se na promoção do seu mais recente disco - "Solo" - que é também o regresso aos terrenos do jazz após 12 anos, desta vez com piano solo.



Autor de livros sobre música e doutorando em Sociologia da Cultura, Pinho Vargas é licenciado em História e diplomado em Composição pelo Conservatório de Roterdão, leccionando esta cadeira na Escola Superior de Música. O também comendador da Ordem do Infante D. Henrique estudou ainda Composição com Emmanuel Nunes, John Cage, Louis Andriessen, Gyorgy Ligeti e Franco Donatoni. Já tocou com a sua banda em diferentes continentes e compõe para cinema (João Botelho e José Fonseca e Costa) e teatro (Carlos Avillez).

António Pinho Vargas - Tom Waits


É, assim, um erudito que antecede o chamado "cigano distinto" Al Di Meola (alcunha derivada do nome do seu segundo álbum, "Elegant Gypsy", de 1977), norte-americano descendente de imigrantes italianos. Celebrizado pela guitarra e cujos primeiros passos discográficos o levaram pelo latino flamenco ao jazz de fusão, Di Meola tocou nas bandas de Miles Davis e de Chic Corea e ainda com o baixista Stanley Clarke, o violinista Jean-Luc Ponty e os também guitarristas John McLaughlin e Paco de Lucía, tendo ganho por quatro vezes o título de Melhor Guitarrista de Jazz da revista "Guitar Player". As influências latinas permanecem e contribuem também para o seu êxito entre nós, chegando a Gaia ?armado? não só com a guitarra mas com «o melhor grupo de músicos até agora na minha carreira», como o próprio designa o seu novo quarteto New World Sinfonia.



O acordeonista Fausto Beccalossi, o guitarrista italiano Peo Alfonsi e o baterista cubano Gumbi Ortiz são os parceiros preciosos da nova viagem em quarteto, mais uma vez e declaradamente influenciada pelo contacto directo com o mestre do tango Astor Piazzolla.

Al di Meola - Señor Mouse


Joel Xavier e Gal Costa

No segundo dia, o festival começa também ao som da guitarra de raiz latina e dimensão mundial, mas desta vez com sotaque nacional: Joel Xavier.



Estamos perante o melhor guitarrista português de 2006 (já tinha sido um dos cinco melhores dos EUA em 1994), que começou a estudar guitarra aos 15 anos como autodidacta e gravou o primeiro disco aos 17, com a BMG.

Joel Xavier - Saravá


O Festival Internacional de Jazz de Havana em 2000, onde tocou ao lado de nomes míticos a convite de Chucho Valdés, foi apenas um dos eventos de grande prestígio em que participou. E integrou o Trio Acústico de Richard Galliano com Jean Phillipe Viret. Tudo antes de completar 30 anos.

Elogiado pelas lendas vivas Toots Thielemans e Ron Carter (com quem gravou em 2004), o músico português afasta-se agora um pouco das raízes do fado e casa o jazz com os sons afro-brasileiros em "Saravá", o seu oitavo disco, com lançamento em Fevereiro. É uma homenagem ao Brasil e mesmo a propósito do segundo concerto da noite, pois Joel Xavier cederá o palco à diva Gal Costa.



A baiana Gal não se resume porém a MPB (e já não seria pouco...). É mais Bossa Tropical e ainda há dois anos e pouco fez uma temporada no templo novaiorquino Blue Note, onde também gravou, pelo que vamos ter oportunidade de (re)descobrir a outra faceta de uma grande artista. Mas "Baby" de Caetano Veloso, o seu primeiro grande sucesso a solo (já lá vão 40 anos), poderá voltar a ouvir-se em Gaia...

Gal Costa - Aquarela do Brasil


Carlos Bica e Manhattan Transfer"

Na terceira noite, a programação começa novamente com um lusitano de reflexos internacionais, o contrabaixista e compositor Carlos Bica.



Com influências de diferentes universos, da música erudita contemporânea ao folk, ao rock, ao jazz e às músicas improvisadas, Bica é já uma referência do jazz europeu. Envolveu-se em diversos projectos, destacando-se o seu Trio Azul cujo primeiro disco foi logo considerado em 1996 uma das melhores edições nacionais de jazz de sempre. "Twist" (1999), "Look what they've done to my song" (2003) e "Believer" (2006) foram igualmente muito bem recebidos, nomeadamente a nível internacional.

Carlos Bica & Azul - Azul é o Mar


Mas Bica vem a Gaia com o projecto Matéria Prima, um quinteto onde o seu contrabaixo defronta o piano de João Paulo Esteves da Silva, a guitarra de Mário Delgado, a bateria de João Lobo e o trompete de Matthias Schriefl, todos estes músicos com grande rodagem aquém e além-fronteiras.

Refira-se que Carlos Bica tocou durante anos com Maria João, artista que inaugurou o Jazz'n Gaia em 2007, além de outros portugueses, e participou em inúmeros festivais de jazz internacionais em colaboração com músicos como Kenny Wheeler, Ray Anderson, Aki Takase, Alexander von Schlippenbach, Lee Konitz, Mário Laginha, Albert Mangelsdorf, João Paulo, Matthias Schubert, Paolo Fresu, António Pinho Vargas, Steve Arguelles ou John Ruocco.



O 3º Festival Internacional de Jazz de Gaia termina com a estrondosa e contagiante presença de um quarteto cujas vozes já arrecadaram cerca de uma dúzia de Grammy's: The Manhattan Transfer.

The Manhattan Transfer - A Nightingale Sang in Berkeley Square


Após uma digressão de Inverno pela Europa, iniciada no The Blue Note Jazz Club de Milão, chega a vez de Gaia vibrar com os intérpretes de "Birdland", "Operator" e "Route 66", entre tantos e tantos êxitos acumulados ao longo de 35 anos de carreira que parece ter ainda muito para dar. É ouvir!

Organização: Pelouro da Cultura/Património e Turismo de Vila Nova de Gaia/ Municipio de Vila Nova de Gaia

Horário
21h45

Contactos
22 377 18 20

Local
Teatro D'Avenida - Praça do Eixo Atlântico

Preço:
20 Euros/ dia (15 euros /dia com Passaporte Cultural - aquisição apenas no Auditório Municipal de Gaia)

Sem comentários: