domingo, 22 de março de 2009

JAZZ Minde 2009



28 DE MARÇO, SÁBADO, 22:00H
CINE-TEATRO SÃO PEDRO - ALCANENA
XARAL´S DIXIE
LUME BIG BAND

Lisbon Underground Music Ensemble


LUME BIG BAND
Lisbon Underground Music Ensemble

"LUME (Lisbon Underground Music Ensemble) é um colectivo de quinze músicos com backgrounds e experiências diversas nos campos do jazz, pop, rock, música clássica, contemporânea e improvisada.
Assumindo referências muito diversas que vão do Funk à música textural, do boogie woogie a ambientes impressionistas, o grupo procura aliar de forma sinérgica elementos de escrita com factores de improvisação, num contexto que se pretende esteticamente eclético e formalmente especulativo na concepção estrutural heterogénea.
O projecto é liderado pelo compositor Marco Barroso que leva a cabo o trabalho de direcção e composição."

Direction - Composition - Piano: MARCO BARROSO Flute: MANUEL LUÍS COCHOFEL, Clarinet:, PAULO GASPAR, Soprano Saxophone: JORGE REIS Alto Saxophone: JOÃO PEDRO SILVA Tenor Saxofone: JOSÉ MENEZES Baritone Saxophone: ELMANO COELHO Trumpets: JORGE ALMEIDA, JOÃO MOREIRA, PEDRO MONTEIRO Trombones: LUIS CUNHA, EDUARDO LÁLA, PEDRO CANHOTO, Electric Bass - Double Bass:, MIGUEL AMADO, Drums: ANDRÉ SOUSA MACHADO

LUME Big Band - Reticências


03 DE ABRIL, SEXTA, 22:00H
AUDITÓRIO JAIME CHAVINHA - MINDE
MESSIAS & THE HOT TONE BLUES
DOWN HOME
[BARCELONA]

MESSIAS & THE HOT TONE BLUES

Voz / Guitarra Eléctrica - MESSIAS; Keyboards - DIOGO; Baixo - RUI MIRANDA, Bateria - PAULO GRILO

“It’s a real honour, to write and sing blues songs. Blues is the true evidence of people lifes and only testimony of an entire era and society. It’s up to us, blues musicians, to keep the blues flowing, never allowing its stream to stop. Generation after generation blues still remain the most incredible musical expression of feeling, sadness, happiness and most of all, genuinity...
. ..lets keep it that way!"
Messias

MESSIAS & THE HOT TONE BLUES - Key to the Highway


Down Home (Barcelona)

Os Down Home constituíram-se em 2001, numa parceria entre o contrabaixista sérvio Ivan Kovacevic e o guitarrista argentino Hernán Senra, mais conhecido como "Chino". Mais tarde juntaram a saxofonista sérvia Duska Miscevic, o baterista catalão Roger Guàrdia e o saxofonista Gilberto Rivero das Canárias. As suas influências musicais estão diluídas entre swing, boggie, ska e jump blues, com algumas canções dos clássicos Louis Prima e Louis Jordan.
O seu trabalho discográfico "Running out of time" editado pela Toro Records deu-lhes o reconhecimento para o grande público. A música dos Down Home é de tal forma enérgica que é impossível assistir-se sentado aos seus concertos. Os Down Home participaram no Festival Internacional de Blues de Cerdanyola, Festival de Jazz de Albacete, no Festival de Blues de Nou Barris, no Festival Nietos del Swing e actuaram nas penitenciárias Modelo de Barcelona e de Huelva.

Voz e Guitarra, Hernan "Chino" Senra, Sax Alto, Duska Miscevic, Sax Tenor, Pol Prats, Contrabaixo, Ivan Kovacevic, Bateria, Marti Elias

Down Home - Running out of time


04 DE ABRIL, SÁBADO, 22:00H
AUDITÓRIO JAIME CHAVINHA, MINDE
MIGUEL MARTINS KALEIDOSCÓPIO
PAULA SOUSA QUINTETO




MIGUEL MARTINS KALEIDOSCÓPIO
Em 2004 nasce Miguel Martins "Kaleidoscópio", devido à necessidade de intervir, através da música improvisada. A sua cumplicidade musical com o contrabaixista Carlos Barretto e o finlandês Markku Ounaskari na bateria, faz com que a química entre estes músicos seja intensa e interactiva.
Este trio tem como objectivo despertar sensações no público e faze-lo viajar através da música improvisada no momento, com o intuito de alertar para problemáticas humanas. O "Kaleidoscópio" será a ferramenta que ilustra várias percepções e realidades abstractas, procurando assim afastar a mente da realidade podre e degradante que a humanidade vive actualmente. Através de retratos experienciais de vida, caracterizações de personagens, sítios imaginários, o Free jazz, o Rock e a Worldmusic são as ferramentas "Kaleidoscópicas" de expressão interventiva.

Guitarra, Miguel Martins, Contrabaixista, Carlos Barretto, Baterista, Joel Silva

O ovo - Hermeto Pascoal & Miguel Martins


Paula Sousa Quinteto


Pianista e compositora, Paula Sousa completou o curso de piano no Conservatório de Musica do Porto. Entre diversas actividades como pianista, integrou algumas bandas com as quais gravou: Stick, Ban, Repórter Estrábico e Três Tristes Tigres.
Mais tarde, estuda jazz no Hot Clube de Portugal, após o que faz a sua graduação em Jazz Performance, na Berklee College of Music, em Boston. Vive em Lisboa, onde lecciona piano clássico e jazz. Toca em várias formações assim como com os seus próprios projectos: Quinteto, Quarteto Trio, 4EvanSake (tributo a Bill Evans) e Monk Dreamers (tributo a Thelonious Monk)
A sua música denota múltiplas influências para além do jazz. Paula Sousa, pianista e compositora, reúne numa formação standard do jazz contemporâneo, a irreverência do rock, com a universalidade da música clássica, dando-lhe um peculiar sabor português. Oferece um repertório de originais, em que a emoção dá lugar a uma liberdade artística honesta, fora dos compromissos estéticos habituais. Uma reciclagem de som luso, que reformula o conceito de importação

Piano, Paula Sousa, Voz, Rita Martins, Guitarra, Afonso Pais, Contrabaixo, Massimo Cavali, Bateria, Joel Silva

Paula Sousa - Valsa Para Terri


05 DE ABRIL, DOMINGO,18:00H
AUDITÓRIO JAIME CHAVINHA - MINDE
GROOVE 4TET
XARAL´S BAND


GROOVE 4TET


Guitarra, Frederico Martinho, Hammond, Daniel Lima, Contrabaixo, Pedro Pinto, Bateria, João Correia

O ponto de partida é o amor que demonstram pela música soul, blues, funk e jazz, aliado à necessidade de trazer de volta a dança aos clubes de jazz, visto que inicialmente o propósito desta música era dançar. A componente de improvisação e de busca está sempre presente em cada música, em cada espectáculo.
O que resulta desta fusão é uma sonoridade crua, carregada de emoção, por vezes leve e dançável, outras vezes mais densa e experimental, mas sempre sincera sem quaisquer pretensões de afirmação técnica, cujo único intuito é a fruição do momento por parte de todos os presentes na sala.

Groove 4tet - Show Reel
Groove 4tet show reel


XARAL'S BAND/ XARAL'S DIXIE
Participação especial:
XARAL'S DIXIE
Direcção Musical
JOÃO CARLOS CHAVINHA


Minde desde há muitos anos que é conhecida por ser uma terra de músicos. Desde 1915 que conta com uma Banda Filarmónica, a Sociedade Musical Mindense. A direcção no activo no ano de 2007, apadrinhou prontamente a ideia de alguns dos músicos da banda filarmónica, em formar uma Orquestra Ligeira, com o intuito de ocupar uma lacuna que existe actualmente no meio musical da região.
Foi assim que, no dia 15 de Setembro de 2007 a orquestra realizou o seu primeiro ensaio para que a sua apresentação pública ocorresse em Abril de 2008, na Quinta do Moinho, em Alvados. A orquestra é formada por alguns elementos que constituem a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Mindense e também por alguns músicos profissionais, totalizando dezasseis músicos.
Com várias actuações no seu jovem currículo, destacam-se as realizadas no aniversário do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, no CCB, em Lisboa e na Alfandega do Porto.
A banda Xaral's Dixie está a dar os primeiros passos e tem origem no seio da Xaral's Band. Os músicos são excelentes e aí estão eles para animar o JAZZminde 2009. Venha o DIXIE que o projecto promete !!!

Mais informação em http://minde.eu/JAZZminde/home.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Um dos melhores festivais de jazz da zona centro do país. A não perde. E que programão....