domingo, 1 de março de 2009

Young Lions de Lisboa



André Carvalho Quinteto
Ondajazz (Lisboa)
Sábado, 28 de Fevereiro de 2009 - 23.30h
****

Um novo projecto liderado pelo jovem contrabaixista André Carvalho, nascido em 1981 e formado pela Academia de Amadores de Música e pela Escola de Jazz do Hot Club de Portugal. Licenciado em Informática desde 2004, foi contudo a música que mais o seduziu tendo participado em vários workshops como o III Festival de Contrabaixo Ludwig Streicher em Santiago de Compostela, o 2º estágio de Big Band dirigido por Pedro Moreira, os cursos de Contrabaixo do Fundão, o I estágio nacional da Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana sob a direcção de Michael Zilm ou o International Summer Academy 2007 em Viena, onde estudou com o Prof. Josef Niederhammer, com quem ainda estuda actualmente em Viena, na Universität für Musik und darstellende Kunst Wien. Em 2006 entrou para a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção de Christopher Bochman e também para a Reunion Big Jazz Band dirigida por Claus Nymark. Representando o combo do Hot Clube de Portugal na Festa do Jazz do São Luiz, no ano de 2006, ganhou o prémio revelação (combo), que completou em 2008 com o prémio reconhecimento. Em 2007 participa na European Movement Jazz Orchestra, orquestra formada com jovens músicos portugueses, alemães e eslovenos com quem deu vários concertos pela Alemanha, Eslovénia, Àustria, Bélgica, Croácia e Portugal. Em Julho de 2007 representou a escola do Hot Club de Portugal no meeting anual da International Association of Schools of Jazz (IASJ) em Siena.
A acompanhá-lo esteve o “professor” Filipe Melo, com quem estudou na Escola Luís Villas-Boas do HCP, no piano, o colega André Santos na guitarra (os dois Andrés participam igualmente no quarteto do guitarrista, ao lado do saxofonista Daniel Vieira e do baterista Miguel Moreira) e ainda Zé Maria no saxofone e João Rijo na bateria. Uma nova geração de excelentes valores do jazz nacional.
O repertório deste quinteto é formado essencialmente por originais da autoria do seu líder, mas também do duo Filipe Melo e Bruno Santos, ambos ex-professores de André Carvalho no HCP e parceiros neste seu projecto musical como líder.
André Carvalho revela um gosto irrepreensível e uma boa técnica, bem complementada pelos restantes elementos do quinteto, particularmente pelos mais experientes Filipe Melo e Zé Maria. Ambos rubricaram excelentes interpretações, dividindo naturalmente o protagonismo com o jovem líder. Mas também João Rijo na bateria e André Santos na guitarra mostraram garra nos respectivos instrumentos exibindo excelente técnica e boa integração no conjunto. Se o primeiro mostra um estilo já muito próprio e personalizado na bateria, fruto de uma já vasta experiência designadamente acompanhando projectos liderados por exemplo por Júlio Resende, já o segundo revelou-se um fiel discípulo de Bruno Santos (e por via deste, do grande Jim Hall), destacando-se sobretudo nos solos que, muito a propósito, agarrou sempre que o quinteto pegou em temas do guitarrista madeirense.
Uma excelente noite de jazz em Alfama, claramente demonstrativa da enorme valia desta nova geração de “young lions” saídos da Escola de Jazz do Hot Club de Portugal.

Sem comentários: