domingo, 29 de março de 2009

Nova Temporada no CCB, com muito jazz!



Além dos Dias da Música em Belém, objecto de artigo autónomo nas presentes páginas e de cujo programa ressaltam, no que concerne ao jazz, a presença entre nós do Uri Caine Trio e do Jacques Loussier Trio, outros concertos estão programados para os meses de Abril, Maio e Junho no CCB, dedicados ao jazz.



Desde logo se destaca a continuidade dada ao projecto Dose Dupla que, às quintas-feiras e na recepção do módulo I do CCB, sempre às 22.00h e com entrada livre, tem juntado alguns dos mais interessantes e imprevistos pares de jazz nacionais e estrangeiros.

Em Abril vamos ter:




Dia 2 – Hugo Alves (trompete) e Greg Burk (piano)

O duo de Grek Burk e Hugo Alves nasceu de um encontro em Itália, país onde os músicos partilharam palcos e se cruzaram como professores. A simbiose atingida levou a que os dois músicos ambicionassem algo mais, e o reencontro acontece agora no DOSE DUPLA. Neste concerto assistiremos a uma leitura muito própria dos standards e à interpretação de temas originais de Alves e Burke. A promessa é de um verdadeiro happening e de uma fusão de linguagens.




Dia 9 – Jeffery Davis (vibrafone) e Pascal Schumacher (vibrafone)

Tudo pode acontecer quando dois músicos que oficiam com mestria um mesmo instrumento – o vibrafone – se encontram em palco pela primeira vez para improvisar em torno do jazz. Detentores de uma sólida formação clássica e jazzística, aperfeiçoada com mestres como Gary Burton e Stefon Harris, Davis e Schumacher são actualmente dois expoentes do vibrafone, tendo conquistado individualmente vários prémios e distinções na Europa e nos EUA.




Dia 16 – Paulo Gomes (piano) e Xosé Luís Miguélez (saxofone tenor)

O duo de Paulo Gomes e Xosé Luís Miguélez junta percursos musicais paralelos e muito abrangentes. Embora ambos sejam intrinsecamente músicos de jazz têm-se também exprimido através da música popular portuguesa e galega, passando pela música erudita, o rock e as músicas do mundo. O concerto assenta sobretudo num repertório de originais desta dupla e em standards, tendo por objectivos a improvisação, o diálogo e a diversão com o imprevisível.



Com o fim do Dose Dupla regressa, em Maio, o Jazz às Quintas, na Cafetaria Quadrante e com entrada livre, a partir do dia 7 e sempre às 22.00h:

Dia 7 - Avram Fefer (saxofone tenor e clarinete baixo), Carlos Barretto(contrabaixo) e Harris Eisenstadt (bateria)

Dia 14 - Nobuyasu Furuya Trio - Nobuyasu Furuya (saxofone tenor, clarinete baixo e flauta), Hernâni Faustino (contrabaixo) e Gabriel Ferrandini (bateria)

Dia 21 - Elliot Sharp solo - Elliot Sharp (guitarra koll de 8 cordas)

Dia 28 - Nelson Cascais Quinteto "Guruka" - André Fernandes (guitarra), João Paulo (Fender Rhodes), Pedro Moreira (saxofones e flauta), Nelson Cascais (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria)

Para Junho estão agendados os seguintes concertos:

Dia 4 - Daniel Levin Quartet - Nate Wooley (trompete), Daniel Levin (violoncelo), Mat Moran (vibrafone) e Peter Bitenc (contrabaixo)

Dia 11 - João Lencastre Group - Ben Van Gelder (saxofone alto), André Fernandes (guitarra), Nelson Cascais (contrabaixo) e João Lencastre (bateria)

Dia 18 - Jorge Moniz Quarteto - Mário Delgado (guitarra), Júlio Resende (piano), João Custódio (contrabaixo) e Jorge Moniz (bateria)

Dia 25 - João Paulo solo - João Paulo Esteves da Silva (piano)

Destaca-se ainda a programação "O São Luiz Noutros Palcos". O histórico teatro do Chiado vive até Junho em casa emprestada, enquanto decorrem as obras estruturais no palco e que obrigaram igualmente ao adiamento da tradicional Festa do Jazz do São Luiz deste ano para o mês dos santos populares.



18 de Abril - Kronos - Cristina Branco
Apresentação do mais recente trabalho discográfico de uma das mais mediáticas vozes nacionais no estrangeiro. Depois do trabalho Abril, em que a fadista juntou a música de José Afonso ao jazz, com arranjos de Ricardo Dias, desta feita é a vez de José Mário Branco, Sérgio Godinho, Amélia Muge, Rui Veloso, Vitorino e Janita Salomé, Victorino d'Almeida, Carlos Bica, João Paulo e Ricardo Dias verem temas seus adaptados ao fado jazz de Cristina Branco.
A direcção musical continua entregue ao pianista e acordeonista Ricardo Dias, o qual surgirá acompanhado pela guitarra portuguesa de Bernardo Couto, a viola de Alexandre Silva e a viola baixo de Fernando Maia, contando ainda com a participação especial do contrabaixista Bernardo Moreira e do guitarrista Mário Delgado.

Cristina Branco - Redondo Vocábulo




25 de Maio - Mariana Aydar
Uma jovem cantora de música popular brasileira em estreia no nosso país. Vai apresentar o seu novo disco "Cool Chic" integrada no projecto Estreias Internacionais - Novas Músicas no São Luiz, coproduzido pelo São Luiz e a UGURU.

Mariana Aydar & Mayra Andrade - Tunuka

De entre a programação própria do CCB destacam-se nesta temporada e na área do jazz e da world music os seguintes concertos:



26 de Maio - Saravá - Joel Xavier e Randy Brecker
Apresentação do mais recente trabalho do guitarrista português, gravado ao vivo no ano passado no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, desta feita acompanhado pela lenda viva do trompete mundial, o norte-americano Randy Brecker.

Randy Brecker - Blue Moon




7 de Junho - Mayra Andrade
Apresentação do novo disco da menina bonita da música cabo-verdiana, gravado em Janeiro e Fevereiro deste ano em São Paulo, no Brasil, com produção de Alê Siqueira, o produtor dos Tribalistas e de Marisa Monte.



8 de Junho - Quase..."All of Me" - Laurent Filipe
Concerto comemorativo dos 30 anos de carreira do trompetista luso-brasileiro, que se vai apresentar acompanhado pela Swing City Orchestra e ainda vários convidados surpresa.

La Vie en Rose - Les Copains d'Abord (Voz: Sylvie C., trompete Laurent Filipe)




15 e 16 de Junho - Carta Branca a Camané
O fadista vai apresentar-se desta feita acompanhado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direcção do maestro Cesário Costa, com arranjos da autoria do pianista Mário Laginha que irá igualmente participar como músico convidado.



15 de Junho - Rui Caetano Trio
Depois de editar em 2008 o disco Reflexos é a vez do trio liderado pelo pianista Rui Caetano o apresentar ao vivo no pequeno auditório do CCB. Acompanhado pelo contrabaixista Bernardo Moreira e pelo baterista Marco Franco, Rui Caetano vai apresentar-nos a sua versão contemporânea do trio de jazz, fortemente influenciada pela estética ECM de Manfred Eicher.

Rui Caetano Trio - Luísa

1 comentário:

Anónimo disse...

Ganda cena!!!
Em casa do Pedro Miguel, Xana e Nuno, gandas malucos, ouviram esta música e triparam larguete. O espírito de Keith Jarrett pairou esta tarde...