domingo, 22 de março de 2009

John Taylor em Portugal



John Taylor Trio
26 de Março 2009, 21.30h - Grande Auditório Culturgest (Lisboa)
27 de Março 2009, 21.20h - Teatro Viriato (Viseu)
John Taylor (p), Palle Danielsson (ctb), Martin France (bat)

John Taylor nasceu em Manchester em 1942, revelando-se ao público em 1969, quando tocou com os saxofonistas Alam Skidmore e John Surman. Na sua longa carreira – um crítico do sítio All About Jazz considera-o um dos mais importantes pianistas dos últimos quarenta anos – tocou com músicos como Roni Scott, Jan Garbarek, Enrico Rava, Gil Evans, Lee Konitz, Charlie Mariano e Maria Pia de Vito. Faz parte, regularmente, dos quartetos de Kenny Wheller e John Surman e do trio de Peetr Eskine.
Para além de actuar e gravar a solo (Taylor gravou mais de 80 discos, muitos dos quais para a editora ECM) , foi líder de diversos grupos. O mais recente é o trio com que se apresenta na Culturgest.
Palle Danielsson é sem dúvida o mais conhecido contrabaixista sueco que tocou, entre muitos outros, com Bill Evans, Keith Jarrett (integrou o ‘quarteto europeu’ de Jarrett), Jan Garbarek ou Charle Lloyd. O jovem baterista inglês Martin France tem tido uma carreira fulgurante, actuando e gravando com, por exemplo, Kenny Wheeler, Ralph Towner, Lee Konitz, Dave Holland e Maria Schneider.
Este trio gravou dois discos para a Camjazz, Angel of Presence (2006) e Whirpool (2007) e ambos foram recebidos com entusiasmo pela crítica. Whirpool, que estará na base do concerto desta noite, foi distinguido, pela Jazz Magazine com o Disque d’émoi (que designa os discos com as melhores críticas da revista). Martin Cladu, no All About Jazz, escreveu “Whirpool offers a good taste of contemporary jazz’s most brilliant musical minds” rematando, “Splendid!”. John Kelman, no mesmo sítio, chama-lhe uma obra estelar.

John Taylor, John Abercrombie, Kenny Wheeler, Palle Danielsson & Peter Erskine - Budapest 1992




Sem comentários: