domingo, 2 de novembro de 2008

Os Vídeos de Riffs & Strides

Desde que me lancei nesta aventura dos blogues que procurei apresentar vídeos a acompanhar os artigos publicados. Entendo que a música é sobretudo para ser ouvida, não fazendo qualquer sentido debitar extensas considerações sobre obras musicais se, em última análise, ao leitor não for proporcionada a oportunidade de as ouvir e julgar por si mesmo.
Sucede que, nestas coisas do jazz e da música contemporânea, os vídeos não surgem a acompanhar o lançamento dos mais recentes trabalhos discográficos, como sucede com o último disco da Madonna ou dos Metallica! As poucas coisas que aparecem são geralmente gravadas ao vivo e raramente reflectem as particularidades de um determinado álbum ou gravação.
Lembrei-me então que seria interessante associar alguns dos meus temas favoritos, com maior incidência nos trabalhos sobre os quais me debruçava nos artigos publicados no blogue, a belas fotos, preferencialmente com alguma coisa de especial que as ligasse ao tema em questão. Não sendo propriamente um videoclip (nem este blogue a MTV), permitiria ao leitor associar as palavras aos sons e, com alguma sorte na escolha das fotos, às emoções transmitidas pela música apresentada, sendo esta na genial definição de Charles Lloyd, a sublime arte de transmitir emoções.
Meti mãos à obra e elaborei alguns vídeos que, após 8 meses de Riffs & Strides, atingem já a bonita soma de 73. Lançados temerariamente no Youtube (para me permitir a sua fácil exibição no blogue) ganharam vida própria e alcançaram já, no mês de Outubro, a fantástica cifra de 45.000 visionamentos distribuídos pelos cinco continentes. Um número que superou amplamente as minhas mais risonhas expectativas.
Tais vídeos foram elaborados com o único intento de divulgar (aproveitando também a enorme visibilidade do Youtube) obras e músicos que admiro e que, muitas vezes, permanecem num inaceitável quase anonimato, fruto das inúmeras dificuldades de divulgação que os músicos sentem, sobretudo os que permanecem fora do circuito das grandes editoras mundiais.
Tive o enorme prazer de receber inúmeras mensagens de agradecimento pelos vídeos, não só de fãs congratulando-se pela sua divulgação no Youtube como também de músicos, reconhecendo o mérito dos mesmos e da acção de divulgação por eles representada. Escusado será dizer que tais mensagens me encheram de satisfação e me encorajaram a manter esta temerária iniciativa.
Fiel ao mais escrupuloso respeito pela obra artística e pelos seus autores, tive sempre o cuidado de divulgar nos vídeos o nome dos temas, dos músicos que os compuseram, arranjaram e interpretaram, das editoras que os lançaram em disco, nome deste e ano de edição e bem assim dos autores das belas fotos que os acompanham, título do trabalho de onde foram extraídas e o endereço na Internet onde podem ser visitadas.
O seu a seu dono! O meu único propósito é dar a conhecer ao mais amplo público possível as obras visitadas no blogue e nunca apropriar-me de méritos que não me pertencem.
Face ao alargado espólio já disponível de vídeos e bem assim ao enorme número de visionamentos, decidi republicar mensalmente alguns dos vídeos mais visitados, potenciando assim a divulgação das obras deles constantes e permitindo, com tal republicação, a adição de mais alguns elementos interessantes a seu respeito.
Com esta justificação passo a apresentar os vídeos Riffs & Strides mais visitados durante o mês de Outubro:

Bobo Stenson Trio – Don’s Kora Song
Adicionado apenas em 14 de Outubro este vídeo elaborado a partir do tema original do pianista sueco (que ainda recentemente participou no Angra Jazz, nos Açores), composto durante a colaboração deste com o trompetista Don Cherry e inspirado no folclore tradicional do Mali, foi um fulgurante sucesso, com mais de 800 visionamentos em apenas 17 dias. Incluído no mais recente trabalho do pianista, denominado Cantando e editado em 2008 pela ECM, conta com Bobo Stenson no piano, Anders Jormin no contrabaixo e o jovem Jon Faelt na bateria. As fotos escolhidas foram extraídas do trabalho denominado Tribalism, da autoria do extraordinário fotógrafo filipino Manuel Libres Librodo Jr., actualmente residente e docente na cidade de Bangkok, na Tailândia. O seu trabalho é verdadeiramente inspirador e pode ser visto em http://www.pbase.com/manny_librodo. A razão da escolha prendeu-se sobretudo com o carácter primordial destas fotos que, em minha opinião, ligava bem com a primordialidade da pulsação rítmica do tema, inspirado como já referi, no folclore tradicional do noroeste africano. Uma associação feliz, sobretudo para irlandeses, suecos e alemães, os campeões dos visionamentos deste vídeo.


Avishai Cohen Trio - Lo Baiom Velo Balyla e Remembering
Confesso que me apaixonei pela obra deste contrabaixista israelita com um percurso notável no jazz norte-americano, que incluiu passagens pelo trio de Danilo Perez e pelo sexteto de Chick Corea (tocou em Portugal há dez anos, integrado no sexteto Origin de Chick Corea, no Seixal Jazz). Descobri-o por acaso e foi amor ao primeiro acorde. Após o desfrute do disco At Home de 2005, de onde foi extraído o tema Remembering (revisitado ao vivo no disco As If… Live at the Blue Note, de 2007), parti à descoberta de outros trabalhos do contrabaixista, entre eles Gently Disturbed editado já este ano pela RazDaz Records, pequena editora fundada por Cohen e que, além dos seus trabalhos tem editado obras de outros músicos que com ele trabalham como Amos Hoffman, Sam Barsh ou Mark Guiliana. Dele extraí Lo Baiom Velo Balyla, o belíssimo tema original de Cohen inspirado no folclore tradicional israelita.
Ambos os vídeos têm tido um sucesso notável, o primeiro com quase 2600 visionamentos em 150 dias e o segundo com mais de 3300 em 126 dias, o que faz dele o mais visto de todos os 73 vídeos elaborados para o Riffs & Strides, sobretudo em Israel de onde provém a maioria dos espectadores.
Remembering, nesta versão gravada em estúdio e editada em 2005, conta com Avishai Cohen no baixo acústico e eléctrico, Mark Guiliana na bateria e percussão, Sam Barsh no piano, órgão, Fender Rhodes e melódica, Yosvany Terry nos saxofones e chekere, Anne Drummond nas flautas, Diego Urcola no flugelhorn, Jeff Ballard na percussão e Tomer Tzur no hand drum. Já Lo Baiom Velo Balyla foi gravado em trio com Avishai Cohen no contrabaixo, Shai Maestro no piano e Mark Guiliana na bateria. O primeiro está acompanhado de fotos de Joost Bossuyt, fotógrafo belga cuja obra pode ser visitada em http://www.pbase.com/bossuytj. O segundo tem fotos da italiana Anna Pagnacco que podem ser vistas em http://www.pbase.com/annapagnacco.



Kim Kashkashian & Robert Levin - El Mirar de la Maja
Cliente habitual do catálogo ECM já conhecia a obra de Kim Kashkashian, extraordinária intérprete norte-americana de origem arménia da viola de arco, de trabalhos anteriores como a sua memorável colaboração com Jan Garbarek no disco In Praise of Dreams. Já de Robert Levin, menos dado a incursões pelo universo jazz, pouco conhecia. Ambos são docentes em academias norte-americanas (Levin é um reputado musicólogo que lecciona em Harvard) e referências incontornáveis nos seus instrumentos. Este tema, da autoria do compositor espanhol Enrique Granados, consta do disco Asturiana editado em 2007 pela ECM e que versa música espanhola e argentina do século XX. Contém obras de Manuel de Falla (1876-1946), Enrique Granados (1867-1916), Carlos Guastavino (1912-2000), Alberto Ginastera (1916-1983), Xavier Montsalvatge (1912-2002) e Carlos López Buchardo (1891-1948). Está acompanhado de belas fotos solitárias do fotógrafo português Miguel Costa, cuja obra pode ser vista em http://www.pbase.com/miguelcosta.
Com quase 2300 visionamentos em 115 dias foi, para mim, um inesperado sucesso, mas uma prova segura da enorme popularidade e qualidade dos músicos envolvidos.

Sem comentários: