sábado, 8 de novembro de 2008

Bernardo Sassetti Trio no Hot



Bernardo Sassetti Trio
7 de Novembro 2008, 23.00h
Hot Club de Portugal (Lisboa)
*****

Com um notável percurso que já ultrapassou os dez anos, este Trio de Bernardo Sassetti é hoje uma instituição do nosso jazz, tal como os seus membros: Bernardo Sassetti no piano, Carlos Barretto no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria e percussão.
Apesar da enorme qualidade do trio não é frequente a sua apresentação no palco do Hot Club. Pelo que, quando tal sucede, é sempre um acontecimento.
Sassetti é um mestre dos silêncios e um deconstrutor de temas. A sua abordagem do piano alterna entre um intimismo quase romântico e uma abstracção expressionista exuberante. Mas sobretudo tem uma rara capacidade de motivação, capaz não apenas de o embalar em inspirados e originais solos, mas sobretudo de catapultar os músicos que o acompanham para frequentes momentos de talentoso protagonismo.
Foi sem dúvida o caso desta feliz apresentação no Hot. Mais ainda do que o talento de Sassetti no piano, que é indesmentível e foi amplamente confirmado em palco, sobressaiu a sua invejável capacidade de apropriação dos temas através de belos arranjos (penso que a tal não será alheio o resto do trio, também eles parceiros fundamentais nesse trabalho) e também as assombrosas exibições de Carlos Barretto e Alexandre Frazão, cada um deles com uma mão cheia de solos de enorme classe e mostrando um entendimento soberbo na assumpção das despesas rítmicas da apresentação. Com uma secção rítmica deste gabarito a tarefa de Sassetti fica incomensuravelmente facilitada!
Mas longe de mim a ideia de questionar o talento do líder deste fantástico trio. Quero tão-somente realçar o quão importante é o contributo dos seus dois companheiros de palco, o qual surge também inegavelmente associado à liderança segura e exigente do pianista.
Esta foi sem dúvida uma apresentação especial. Porque a qualidade dos músicos e da obra em palco assim o ditava. Porque o Hot respondeu à altura do chamamento. E porque assim se juntaram os ingredientes necessários para construir uma grande noite de jazz, coroada com dois encores exigidos pelo público, coisa rara nesta histórica cave da Praça da Alegria.
E sobretudo porque tudo aconteceu com naturalidade e descontracção. Quase pareceu uma jam session de três músicos que se conhecem perfeitamente.
Longe dos formalismos e retóricas das grandes apresentações, nesta grande noite de jazz (terminou já passava das duas) tudo se passou entre amigos e ao sabor da inspiração.
E assim se fez jazz.
A completar estas notas deixo-vos com um vídeo do tema Time for Love, escrito por Johnny Mandel, tema que abre o álbum Nocturne (Clean Feed, 2002) e que foi igualmente escolhido para a abertura deste concerto. As fotos são da autoria do fotógrafo português Nuno Boavida. Podem vê-las em http://www.pbase.com/nunoboavida/as_palavras_que_nunca_te_direi.

Bernardo Sassetti Trio - Time For Love

Sem comentários: