sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Orquestra Jazz de Matosinhos inaugura amanhã o novo Cine Teatro Constantino Nery em Matosinhos



O Theatro Constantino Nery foi criado em 1906, pelas mãos de Emidio José Ló Ferreira, e atingiu o auge nos anos 50 e 60 com uma programação diversificada e regular. A decadêncio veio durante a década de 80 que levou mesmo ao encerramento e abandono do espaço.
Adquirido pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2000 foi objecto de um profundo projecto de remodelação, tendo as obras terminado recentemente. Possui uma sala de espectáculos retráctil com 240 lugares, além de camarins, sala de ensaios, café concerto e galeria.
A programação do Constantino Nery está a cargo de Luísa Pinto, directora artística, em parceria com Fernando Rocha, vereador da Cultura, Voluntariado e Juventude da câmara de Matosinhos.
A cerimónia de inauguração decorrerá no próximo dia 15 de Novembro (Sábado), e será presidida pelo ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro. antecedida por uma sessão de teatro de rua, a partir das 16:45, a cargo da companhia Balleteatro e da Academia Contemporânea do Espectáculo.
Após a inauguração será a vez da Orquestra de Jazz de Matosinhos dar o seu contributo com um concerto, às 22:00, que conta com a participação de três importantes solistas convidados, os saxofonistas norte-americanos Chris Cheek, Mark Turner e Joshua Redman.
Fernando Rocha referiu que a música terá importância relevante no Constantino Nery, com programação contínua de música clássica, jazz e músicas alternativas.
Está já programado um ciclo de concertos do Quarteto de Cordas de Matosinhos e outro com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, bem como um conjunto de conferências sobre jazz sob a coordenação de Manuel Jorge Veloso.

Sem comentários: