domingo, 16 de novembro de 2008

Dave Matthews



Habituámo-nos a pensar nos jazz standards como aquelas velhas melodias dos filmes musicais de Hollywood, que ouvimos vezes sem conta nas mais variadas vozes e instrumentos.
Na verdade o standard nem sempre é oriundo do universo jazz e nem sempre é velho. É apenas um tema que mereceu a estima de alguns músicos de jazz e bem assim o trabalho de arranjo, de re-harmonização e, claro está, de improvisação que lhe foi votado.
Por isso o universo dos standards está em permanente expansão. Cada nova geração elege as suas referências. Constrói os seus próprios fake books.
O sul-africano naturalizado norte-americano Dave Matthews não é um músico de jazz. Mas é seguramente uma inspiração para muitos músicos de todo o mundo, incluindo músicos de jazz. Na verdade vários músicos ligados ao jazz já tocaram e gravaram com ele (Bela Fleck e os Flecktones ou Victor Wooten, por exemplo), mas mais ainda acolheram os seus temas (que marcaram uma geração) no seu repertório, transformando-os em standards instantâneos.
Pegando apenas em exemplos nacionais, quer Maria João (When the world ends), quer Marta Hugon (Crash into me) já gravaram temas de Dave Matthews. À sua semelhança muitos outros exemplos poderiam ser citados.
Escolhi pois dois vídeos de temas acústicos de Dave Matthews para uma pequena evocação deste grande compositor que conseguiu, pela originalidade de composição e pela beleza dos seus poemas, conquistar um lugar especial nas referências musicais colectivas de toda uma geração. Incluindo a ascensão ao universo restrito dos jazz standards.
Deixo-vos pois com o novo vídeo de Marta Hugon do tema Crash Into Me, incluído no seu disco Story Tellers (Iplay, 2008), com Filipe Melo no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo, André Machado na bateria e André Fernandes na guitarra, e também com a versão acústica do tema Gravediggers, pela voz e guitarra de Dave Matthews, tema incluído no seu trabalho a solo “Some Devil” editado em 2003 pela RCA, que lhe valeu um Grammy em 2004. As fotos são do australiano Ar Jay e do britânico Andrew Deer. Os seus trabalhos podem ser vistos em http://www.pbase.com/arjay/hampstead_cemetery e http://www.pbase.com/frankswood/angel.

Marta Hugon – Crash Into Me


Dave Matthews – Gravedigger

Sem comentários: