quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Declaração de Amor



Jonas Knutsson e Johan Norberg
Cow Cow: Norrland II
ACT, 2005

Uma declaração de amor à sua terra natal. É a forma como poderemos descrever o conteúdo deste disco, de pura e simples beleza. A terra em questão é a Lapónia, no norte da Escandinávia, e os autores desta homenagem são os suecos Jonas Knutsson e Johan Norberg.
O primeiro é um extraordinário saxofonista cujo timbre melódico e o lirismo do seu fraseado evocam de imediato Jan Garbarek. Com o experiente saxofonista norueguês Knutsson partilha ainda a inspiração no folclore nórdico que sabe trazer com enorme propriedade para o seu repertório. Trabalhou com a cantora folk Lena Willemark e colaborou com os grupos de jazz suecos Enteli e Nordan, mas foi em duo com a guitarra de Johan Norberg que ganhou maior projecção internacional, neste projecto Norrland que vai já no terceiro disco, todos com a chancela da alemã ACT.
Norberg é um dos mais conceituados guitarristas de folk e world music da Escandinávia. Durante 17 anos colaborou com o trombonista Nils Landgren no duo Chapter Two.
Juntaram-se em 1999 e criaram um som único que funde de modo original, criativo e profundamente intimista o folclore escandinavo com o jazz. O primeiro disco do duo surge apenas em 2004 e foi denominado Norrland, literalmente as terras do norte. Seguiu-se em 2005 este Cow Cow: Norrland II, continuação do projecto que deve o seu nome a um quadro do pintor bávaro Bernd Zimmer, do ciclo Neue Wilde, reproduzido na capa. Já em 2008 editaram Skaren: Norrland III, em que se juntam ao duo o contrabaixo de Eva Kruse e as vozes do quarteto Kraja, constituído por Eva e Lisa Lestander, Frida Johansson e Linnea Nilsson. Sempre em busca da autenticidade da música tradicional do povo Sami e do norte da Escandinávia.
Este Cow Cow: Norrland II é uma viagem pelas belas paisagens do Norte, através de um diálogo íntimo entre os dois instrumentos: a guitarra e o saxofone. Melódica, profunda, muito bela e sobretudo com uma aparente e cativante simplicidade, é uma viagem envolvente e extremamente gratificante para o ouvinte. Ouvem-se ecos do folclore da região por entre as montanhas cobertas de neve e os lagos gelados da Lapónia. Sentem-se laivos de jazz nos elaborados solos protagonizados pelo duo. Um disco que transmite uma atmosfera de bem-estar, de beleza, de puro deleite para quem o ouve, sem nunca cair nos facilitismos da música new age. Aqui tudo é autêntico, desde o talento dos músicos até às paisagens geladas do norte escandinavo, sem esquecer os ritmos contagiantes das gentes que povoam estas terras frias há múltiplas gerações.
Um jazz soft, no bom sentido, que pode ser desfrutado por todos, iniciados ou não na escola de Monk.
E uma enorme prova de vitalidade do jazz sueco e nórdico. Ainda e sempre na vanguarda do que melhor se produz no género, no continente europeu. Marcante e original. Verdadeiramente exemplar.
Aqui fica um vídeo do tema de abertura do disco, Klappmark, um original do duo dedicado a uma aldeia homónima da Lapónia sueca e às suas gentes. Como não podia deixar de ser as fotos que acompanham o tema são da Lapónia e da autoria do norueguês Arthur van Riet. Podem vê-las em http://www.pbase.com/tuur10d/lapland_zomer_2004

Jonas Knutsson & Johan Norberg - Klappmark

Sem comentários: