sexta-feira, 27 de junho de 2008

New York - Tel Aviv



Avishai Cohen Trio
Gently Disturbed
Razdaz Records 2008
18/20

Avishai Cohen nasceu em Israel em 1970 onde estudou piano e contrabaixo na Music & Arts Academy com o Maestro Michael Klinghoffer. Em 1992 mudou-se para Nova Iorque onde frequentou o New School and Mannes College of Music. Tocou com colegas como Brad Mehldau antes de ingressar numa banda de jazz latino, com Abel Rodriguez e Ray Santiago. Esta experiência levou-o a integrar o trio do pianista latino Danilo Perez, antes de ser chamado a integrar o sexteto de Chick Corea, Origin, com quem trabalhou até 2002. Entretanto colaborou com muitos e reputados músicos, como Bobby McFerrin, Roy Hargrove, Herbie Hancock, Nnenna Freelon, Claudia Acuña, Paquito D’Rivera, e ainda a cantora de pop-soul Alicia Keys. Tocou também com a London Philharmonic Orchestra, a Israel Philharmonic Orchestra e The Boston Pops Symphony.
Como líder gravou já nove discos tendo, em 2003, fundado a sua própria editora, a Razdaz Records, com quem grava desde então (é o quarto disco pela Razdaz), depois da sua ligação à Stretch/Concord Records de Chick Corea.
Este é contudo o primeiro disco em trio e também a primeira colaboração com o jovem pianista israelita, de apenas 21 anos, Shai Maestro.
Sendo Cohen também um exímio pianista é no mínimo curiosa, no bom sentido, esta oportunidade dada ao seu jovem compatriota, com um percurso musical muito semelhante ao seu (iniciou os estudos de piano clássico em Israel antes de frequentar, através de sucessivas bolsas de estudo, o Berklee College of Music em Bóston). Já Mark Guiliana, um dos mais promissores jovens bateristas norte-americanos (conta apenas 27 anos de idade), tem um longo historial de colaborações com Cohen.
No entanto este trio anda longe dos standards do jazz norte-americano em matéria de trios de piano. Eu diria que se aproxima muito mais da abordagem europeia (particularmente nórdica) do mesmo. Claramente comandado pelo contrabaixo de Cohen, embora deixando sempre amplo espaço para a criatividade e talento dos outros músicos. A principal diferença reside no facto de Cohen não buscar influências no folclore norte-europeu, como sucede com outros projectos com abordagens similares como os Esbjorn Svensson Trio, Tord Gustavsen Trio, Nik Bartsch Ronin ou o Marcin Wasilewski Trio, mas antes no latino e mediterrânico oriental. Não obstante as semelhanças são evidentes: no que concerne à subversão dos princípios tradicionais do piano trio, às influências pop (de que poderíamos citar outros exemplos como o disco Largo de Brad Mehldau ou o projecto The Bad Plus) ou ainda às reminiscências melódicas barrocas e tradicionais. E com excelentes resultados.
Por outro lado Cohen é indiscutivelmente um extraordinário compositor e comprova-o exemplarmente neste disco. Subversivo em termos rítmicos, complexo nas harmonias e deliciosamente imprevisível nas melodias, assina neste Gently Disturbed um dos mais coerentes, impressionantes e originais registos de 2008.
Não é à toa que a Revista Downbeat lhe chamou um visionário de proporções globais!
Gently Disturbed é uma maravilhosa mistura de tradição e contemporaneidade, com um apelo melódico irresistível, a que se junta um invulgar dinamismo e originalidade na composição.
Belas e complexas melodias, de inspiração clássica, são servidas por subtis mas contínuas mudanças rítmicas e harmónicas. O resultado é um disco hipnótico, sedutor e profundo. Soberbamente interpretado.
Seguramente um dos melhores trabalhos do ano. Tema extraído do disco Gently Disturbed (Razdaz Records, 2008) com fotos de Eric Herbelin.

Sem comentários: