domingo, 22 de junho de 2008

Maria Rita nos Coliseus



Aos 30 anos de idade, e após apenas três discos editados, Maria Rita Costa Camargo Mariano, filha da saudosa Elis Regina e do pianista e compositor César Camargo Mariano é hoje, indiscutivelmente, um ícone da canção brasileira com uma carreira internacional consolidada com a conquista de três Grammys.
Maria Rita soube esperar pelo momento certo para iniciar a sua carreira discográfica e rodear-se dos melhores músicos e compositores brasileiros pelo que não é de todo supreendente a forma como irrompeu pelos tops de vendas de todo o mundo de forma avassaladora.
Os seus críticos acusam-na de tentar imitar a mãe o que só abona o talento desta jovem cantora brasileira (como se Elis Regina fosse imitável e a forma como, por vezes, a voz de Maria Rita faz lembrar a da mãe fosse um defeito...).
Pelas reminiscências de Elis Regina na voz de Maria Rita só podemos estar gratos!
Não só a única filha de Elis canta, e muito bem, como apresenta um reportório extremamente cuidado, composto por originais dos mais conceituados compositores brasileiros e com soberbos arranjos, distintos e personalizados, que conseguem extrair dos temas e da voz da cantora o exotismo tropical da música popular brasileira, temperado por um toque de jazz e de blues que o enriquece a alarga consideravelmente o leque de públicos a que se destina.
O sucesso de Maria Rita não é um defeito mas antes o reconhecimento das suas inegáveis qualidades de cantora e do enorme profissionalismo e talento investido na sua carreira e na produção dos seus discos.
Para ser desfrutado (a preços proibitivos...) esta semana nos Coliseus de Lisboa e do Porto.

Sem comentários: