sexta-feira, 27 de junho de 2008

Festival Jazz Im Goethe-Garten JIGG 4



Por iniciativa do Goethe-Institut Portugal vai decorrer de 8 a 24 de Julho de 2008 o Festival Jazz Im Goethe-Garten JIGG 4. Durante o mês de Julho vão desfilar, às terças e quintas feiras, sempre às 19.00h, pelo jardim do Goethe Institut, no Campo Mártires da Pátria em Lisboa, alguns dos mais destacados intérpretes do novo jazz europeu, sendo cada dia dedicado a um país diferente.
Para os interessados aqui fica o programa completo:

08.07.2008
LARGO feat. Gast Waltzing (Luxemburgo)

Gast Waltzing trompete
David Laborier guitarra eléctrica
Rom A. Heck baixo eléctrico
Thomas Bracht teclados
Rainer Kind bateria

De formação clássica e com longa carreira de compositor para cinema, Gast Waltzing, trompetista virtuoso, fundador do ensino do jazz no Conservatório do Luxemburgo, materializa no projecto Largo a sua visão do jazz – eclética e eléctrica - temperando universos díspares e construindo um novo passo em relação ao que nos habituou.

10.07.2008
FUZZ NOIR (Áustria)

Raphael Preuschl baixo eléctrico
Michael Prowaznik bateria
Peter Rom guitarra eléctrica
Wolfgang Schniftner sax alto

O jazz da Áustria da nova geração, com identidade, enérgico e aberto, tal como um espelho concavo que reflecte, em superior interacção, campos de gravitação que explodem ocasionalmente, ancorados em formas e tecidos rítmicos complexos, assim como no desenho original das composições.

15.07.2008
SING SING PENELOPE (Polónia)

Tomasz Glazik sax tenor e barítono, flauta sint.
Rafal Gorzycki bateria
Wojciech Jachna trompete
Daniel Mackiewicz piano eléctrico, órgão, tabla, perc.
Patryk Weclawek baixo eléctrico, contrabaixo, perc.

Mais uma revelação da Polónia onde o grupo foi considerado dos melhores na categoria de novos talentos. A música de SSP explora electrónica e psicadelismo, numa linha milesdavisiana, preservando e ampliando energia e emoções, numa direcção musical claramente pós jazz de reconhecida frescura.

17.07.2008
YURI HONING WIRED PARADISE (Países Baixos)
Yuri Honing sax tenor und soprano
Paul Jan Bakker guitarra eléctrica
Frank Möbus guitarra eléctrica
Tony Overwater baixo eléctrico
Joost Lijbaart bateria

Oriundo da largamente referenciada Dutch Jazz Scene que tantas figuras de relevo deu ao jazz, o saxofonista Yuri Honing, surgido nos anos 1990, demonstra neste seu novo projecto que o jazz Europeu sabe ultrapassar a volatilidade do pós modernismo, procurando novas direcções em formas abertas e permitindo criar ao colectivismo da banda sofisticados climas musicais.

22.07.2008
MANUEL MENGIS GRUPPE 6 (Suíça)

Manuel Mengis trompete
Achim Escher sax alto
Christoph Erb sax tenor
Flo Stoffner guitarra eléctrica
Marcel Stalder baixo eléctrico
Lionel Firedli bateria

Originário de Luzern, este sexteto surgiu em 2005, desde logo destacando-se pelas suas convicções: composições originais por instrumentistas de alto nível e uma forte unidade interna numa combinação de pós Bop marcada por uma audácia em empreender intrépidas improvisações, o que permitiu exibir já dois discos na afamada label internacional Hat Hut.

24.07.2008
MATTHIAS SCHRIEFL SHREEFPUNK (Alemanha)

Matthias Schriefl trompete
Johannes Behr guitarras
Robert Landfermann contrabaixo
Jens Düppe bateria

Um trompetista que é uma das mais notáveis vozes a emergir na última década, dotado de uma habilidade e fluido discursivo originais. Instrumentista de excepção, poli facetado, Matthias Schriefl no seu projecto Shreefpunk destila, com provocação criativa, uma música abrasiva que não hesita em integrar signos referenciáveis da actual música urbana.

Os bilhetes custam 5€ e para reservas e informações contactem o Goethe-Institut Portugal.

Sem comentários: