domingo, 1 de junho de 2008

Anoushka Shankar no CCB



Anoushka Shankar é uma celebridade. Nascida em 1981, filha do famoso guru do ex-beatle George Harrison e mestre da cítara Ravi Shankar e irmã (por parte do pai) da estrela Norah Jones foi instruída na tradição musical indiana e na cítara pelo pai, desde os oito anos de idade. A sua estreia em disco aconteceu logo aos 13 anos no álbum de tributo ao seu pai “In Celebration”. Em 1998 gravou o seu primeiro disco a solo. Nesse mesmo ano recebeu do Parlamento inglês o “House of Commons Shield”, prémio pela primeira vez atribuído a uma mulher tornando-se igualmente a mais jovem galardoada. Em 2001 recebeu a sua primeira nomeação para os Grammys pelo álbum gravado ao vivo no Carnegie Hall, a mais jovem nomeação até à data na categoria de World Music. Em 2002 liderou a apresentação de uma nova composição do pai, “Arpan”, ao lado de Eric Clapton, no concerto de homenagem a George Harrison, em Londres. Nesse mesmo ano editou uma biografia do pai, complementada por um documentário, produzido pela BBC, sobre a nova estrela da cítara indiana. Foi capa da revista Time, dando cara à nova geração de heróis asiáticos. Em 2004 foi nomeada como melhor actriz secundária pela India's National Film Awards (os Óscares indianos) pela sua participação no filme Dance Like a Man da realizadora Pamela Rooks, logo na sua estreia como actriz. Em 2005 editou o seu quarto álbum Rise (Angel Records), totalmente composto, produzido e arranjado por si. Neste trabalho Anoushka conseguiu fundir os universos musicais indiano e ocidental, utilizando simultaneamente instrumentos acústicos e eléctricos, o que lhe valeu nova nomeação para os Grammys e a oportunidade de actuar na respectiva cerimónia (honra pela primeira vez atribuída a um artista indiano).
É pois uma estrela em ascensão que vamos poder ouvir esta segunda-feira no CCB, esperando que esteja totalmente reabilitada da doença que a obrigou a cancelar a maior parte da sua agenda de concertos para Maio.

"...I am waiting for the time when I will be called Anoushka's father... Anoushka has indeed a rare talent... there is something spiritual in the way she plays... she feels the music and gives in to it.
Ravi Shankar numa entrevista a Maya Bahir, Yedioth (Israel)

Sem comentários: