segunda-feira, 23 de junho de 2008

Esbjörn Svensson (1964-2008)



Morreu no passado dia 14 de Junho, num acidente de mergulho perto de Estocolmo, o músico sueco Esbjörn Svensson, um dos mais brilhantes pianistas e compositores do jazz europeu da actualidade. Contava apenas 44 anos de idade.
Esteve várias vezes entre nós, tendo presenteado o público lisboeta com um memorável concerto no CCB, em 22 de Julho de 2007, de que dei nota oportuna nas presentes páginas.
A música do Esbjörn Svensson Trio era original, ousada, integrando elementos oriundos de géneros tão dispares como a pop electrónica ou a música clássica, mas com toda a criatividade, improvisação e fusão que caracterizam o jazz moderno bem presentes, num estilo muito característico da escola escandinava que eles personificavam na perfeição.
Uma enorme perda que deixa o mundo da música improvisada órfão de um dos seus mais promissores autores, precisamente no auge da sua carreira, iniciada em 1993 com o disco "When Everyone Has Gone" e abruptamente terminada este mês, quando o trio ultimava a gravação de mais um trabalho discográfico.
Aqui fica a minha homenagem póstuma ao Esbjörn Svensson Trio, através do vídeo "When God Created the Coffeebreak ao vivo no festival de Jazz de Juan Les Pins, França, em 19 de Julho de 2003.
Oiçam também um dos seus "hinos" o belíssimo "Serenade for the Renegade".

Sem comentários: