segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Louis Sclavis Trio


Louis Sclavis Trio
11 de Setembro, 21.30h, Culturgest (Lisboa)
12 de Setembro, 23.30h, Casa da Música (Porto)

Tal como vem fazendo o seu conterrâneo Michel Portal nas colaborações que tem estabelecido com músicos norte-americanos, o clarinetista e saxofonista francês Louis Sclavis apresenta neste trio, com duas das maiores figuras da cena nova-iorquina nos seus respectivos instrumentos – Craig Taborn (piano) e Tom Rainey (bateria) –, uma fórmula que o aproxima mais das raízes da música que vem tocando, o jazz. “Estou aberto às pessoas, ao que são e ao que me propõem; o que me interessa são os encontros”, teve já ocasião de dizer em entrevista. Este sentido de abertura é a principal característica de Sclavis desde os tempos do grupo Workshop de Lyon (1981) e tem-se manifestado de diversas formas, sendo uma das mais notáveis o projecto Napole’s Walls (2003). A presente formação é outra que se soma, e com o forte apelo de ser totalmente inédita.
Taborn é um dos mais interessantes pianistas da nova geração, com rodagem feita junto de nomes de topo como Dave Douglas, Tim Berne ou James Carter. Assumindo a tradição por inteiro, as suas perspectivas estão conscientes das tendências do presente (“encontro ligações entre todas as músicas que oiço, hip-hop, punk, metal, techno, jazz e música contemporânea”, disse) e apontam para o futuro, razão pela qual, de resto, utiliza igualmente os teclados electrónicos. Imaginativo e descomplexado, tanto assim que abraça por igual o mainstream e a vanguarda, é um músico de raros refinamentos e mesmo um estilista.
Rainey é também um esteta da percussão, cobrindo um largo espectro que vai da atenção ao som propriamente dito, ao estabelecimento de métricas e pulsações mais invulgares, passando pela criação de texturas. Com um grande sentido de oportunidade e invenção, faz maravilhas com um par de baquetas. Motivos mais do que suficientes para percebermos que estamos perante um supertrio.

Clarinetes, saxofone soprano Louis Sclavis
Piano e electrónica Craig Taborn
Bateria Tom Rainey

Fotos: Louis Sclavis © Christophe Alary | Craig Taborn © Walter | Tom Rainey © Sean Fitzell
Texto: http://www.culturgest.pt/actual/sclavis.html


Louis Sclavis - Tango

2 comentários:

sem-se-ver disse...

e 9 de setembro - tempo (teatro municipal de portimao)


(ainda nao percebi de quem é a incompetencia - se dos serviços de dvulgação do teatro de portimao, se da comunicaçao social de lisboa -, mas ha sempre - tem havido sempre - esta lacuna: nunca sao anunciados os concertos em portimao destes grandes do jazz que vêm a portugal)

abraço.

Ricardo Ramalho disse...

Aqui fica o justo reparo.
Da parte que me toca vou divulgando os eventos jazzísticos que vão acontecendo no Algarve (e felizmente já vão acontecendo muitos), desde que deles tenha conhecimento, como é óbvio.
Abraço