sábado, 19 de setembro de 2009

Para Outubro Henri Texier


Henri Texier Strada Quintet
1 de Outubro de 2009, 21.00h
Grande Auditório da Culturgest (Lisboa)

Saxofone alto, clarinete alto, clarinete Sébastien Texier
Guitarra Manu Codjia
Contrabaixo Henri Texier
Bateria Christophe Marguet
Saxofones soprano e barítono François Corneloup

Henri Texier nasceu em Janeiro de 1945 e descobriu o jazz na adolescência, abandonando o piano para se dedicar ao contrabaixo. Nos clubes parisienses, com 20 anos de idade, tocou com grandes mestres americanos como Bud Powell, Kenny Clarke, Lee Konitz, Dexter Gordon, Art Taylor, Don Cherry, dando início a uma longa e sólida carreira, em que se apresentou com centenas de grupos e de músicos de primeiro plano como Paul Motion, Joe Lovano, Bob Brookmeyer, Dewey Redman, Kenny Wheeler, Steve Swallow, John Abercrombie, Michel Portal, Aldo Romano, Louis Sclavis, Martial Solal ou Bill Frisell. Explorou novos caminhos, estudou oud e percussão, cruzou o jazz com outras linguagens musicais, de África ou da Índia. A partir da década de 1990, agrupou à sua volta vários músicos jovens em diversas formações.
Compôs e tocou música para cinema, televisão, teatro, dança, poesia, circo, artes plásticas, fotografia. Deu muitas centenas de concertos na Europa, nas Américas, em África, no Médio Oriente, em Hong Kong ou no Japão, participou nos mais conceituados festivais de jazz do mundo, gravou mais de cem discos, dos quais cerca de vinte como líder ou a solo.
Com o Sexteto La Strada gravou, em 2002, Alerte à l’eau e, em 2005, (V)Ivre, ambos para a etiqueta Label Bleu.
O Sexteto apresentou-se em Portugal em 2006 no Festival de Portalegre e em 2007 no Jazz no Parque em Serralves. O concerto de 2006 foi por vários críticos considerado o concerto do ano. La Strada, que reúne seis músicos excepcionalmente talentosos e criativos, toca um jazz que vai do que se pode chamar de “tradicional”, passando por influências africanas ou pelo free, em combinações várias (solos, duos, quartetos, etc.). Um concerto que se adivinha como memorável.

http://www.culturgest.pt/actual/texier.html

Henri Texier Strada 6tet

Sem comentários: