domingo, 20 de setembro de 2009

Jazz em Tempo de Vindimas


Festival Internacional
DOURO JAZZ 2009
18 de Setembro a 17 de Outubro de 2009

Frank Gambale, o histórico guitarrista australiano, que é também membro da Chick Corea Electric Band, lidera o programa da sexta edição do Douro Jazz. A decorrer durante um mês em seis palcos de Trás-os-Montes e Alto Douro, este festival internacional apresenta 66 concertos com artistas provenientes de oito países.

Merece também destaque nesta edição do Douro Jazz a apresentação da célebre peça de George Gershwin “Porgy and Bess” pela Orquestra do Norte, que aceitou o desafio do festival e convidou para o efeito o clarinetista francês Michel Lethiec.

E ainda: Drugstore Cowboy Quartet (Inglaterra); Filipe Melo e Bruno Santos com o convidado Paulo Braga (Brasil), baterista que foi parceiro habitual de Tom Jobim e Elis Regina; os veteranos Les Zauto Stompers (França), o dixieland com um french touch; Johannes Krieger (Alemanha) com o jazz crioulo do Chibanga Groove; o projecto Amarelo Manga (Brasil) e os portugueses Groove 4tet; Jabardixie, o jazz de rua na sua melhor expressão; e a Douro Jazz Marching Band, a banda residente do festival, que evoca as tradicionais parades de Nova Orleães.

Tal como nas edições anteriores, a programação de festival integra um conjunto de actividades complementares, procurando cruzar públicos diversos e aliando o jazz à época de vindimas na região demarcada mais antiga do mundo. Neste contexto, enquadram-se o lançamento do vinho Douro Jazz, colheita de 2008, a realização de exposições, com destaque para um trabalho fotográfico de José Luís Santos, e uma feira de objectos culturais que permite conhecer ou adquirir diversas produções da região duriense nesta área.

Veja o programa completo em http://www.dourojazz.com/

Sem comentários: