segunda-feira, 7 de setembro de 2009

VII Festival de Jazz de Albufeira


VII Festival de Jazz de Albufeira
Data: 10 a 12 de Setembro de 2009
Hora: 22h00
Local: Auditório da Câmara Municipal de Albufeira


10 de Setembro | 5ª-feira
KIRK LIGHTSEY TRIO COM MARIA VIANA, HUGO ALVES
E PETER KING

O Festival abre este ano com uma interessante proposta internacional, um coração norte-americano que junta músicos portugueses e um inglês. Kirk Lightsey é um dos mais incontornáveis pianistas de Detroit, uma cidade que tem deixado profundas marcas na linguagem e trilhos por onde se tem movido o jazz nos últimos 60 anos, através de uma certa “escola”. Kirk foi aluno de Johnson Flanagan (irmão do mais conhecido Tommy Flanagan), colega de escola de Ron Carter, tendo sido introduzido ao Jazz pelo (enorme) contrabaixista Paul Chambers. A Nova Iorque chega já nos anos 60 e o percurso auspicioso continua: gravou com Chet Baker, Sonny Stitt, Bennie Green. O maior destaque deste músico foi, sem dúvida, “estúdio”, mais do que a performance ao vivo. O encontro com Dexter Gordon leva-o finalmente ao seu primeiro projecto como líder em 1982: “Lightsey 1”. Seguem-se mais seis gravações, mais sessões com nomes tão relevantes como Ja mes Moody, Sonny Fortune ou Clifford Jordan. Este é o pianista que lidera o trio deste concerto. Há pouco mais de um ano, Maria Viana , actualmente a voz mais madura e incontornável do Jazz Português, toma por base num dos seus projectos, este Trio. O sucesso alcançado é enorme, em palcos como os do Centro Cultural de Belém ou Centro Cultural de Cascais. Não há margem para dúvida, maturidade acima de tudo. Maria Viana mantém, além deste projecto, outro, em Trio, que junta o pianista Joan Monet ao contrabaixista Zé Eduardo. Maria Viana trabalha ainda regularmente com a Orquestra de Jorge Costa Pinto, entre outros projectos. Albufeira Jazz 2009 vem ainda permitir que dois grandes nomes se encontrem, tornando este espectáculo uma edição única. Hugo Alves é um dos mais conceituados trompetistas nacionais, com uma assinalável carreira, sendo nos últimos anos preferido por alguns músicos norte-americanos, em variados projectos, aquando de tourneés europeias: Antonio Ciacca Quintet, Greg Burk (duo), Michael Lauren All Stars, entre outros. Fundou e dirige a Orquestra de Jazz de Lagos, bem como o Atelier de Jazz e Música Moderna do Algarve, sendo ainda docente na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Peter King . Um dos “senhores” do Jazz europeu, com uma carreira que remonta a 1959, no famoso Ronnie Scott's de Londres, passou por inúmeros músicos e formações: Maynard Ferguson, Ray Charles, Philly Joe Jones, Zoot Sims, Al Cohn, Red Rodney, a lista é quase infindável. O seu trabalho é também destacado pela Composição e Arranjo, tendo, na sua lista de composições, imagine-se, uma Ópera: Zyclon. King é normalmente conotado pelos seus pares, como um dos melhores saxofonistas-alto do mundo... e é bem provável!

Kirk Lightsey Trio



11 de Setembro | 6 ª-feira
KEVIN MAHOGANY COM JESSIE DAVIES 4TET

Natural de Kansas City, cidade incontornável na História do Jazz (berço de Charlie Parker e tantos outros), Kevin Mahogany iniciou a sua carreira como saxofonista, ainda na escola, mas, detentor de uma voz profunda, esta viria a suplantar aquele instrumento. Aprofundou os seus estudos em voz, chegando a formar o seu próprio coro. Passou ainda pelos estilos R&B, entre outros muito populares nos anos 80 na sua cidade. É descoberto e apresentado a Frank Mantooth, um dos mais importantes orquestradores norte-americanos, com quem inicia um importante trabalho, passado a CD. Kevin é conhecido pelo seu respeito pela tradição, mas também pela sua inovação. Os seus dois últimos trabalhos trazem um CD em Big band, e outro de tributo a Johnny Hartman, uma das lendas do jazz cantado. Para trás, e desde 1993, fica ainda uma mão cheia de discos, todos projectos importantes que navegaram mundos. Acompanha esta voz o Quarteto do saxofonista Jessie Davis : a uma voz lendária, um quarteto do lendário saxofonista.

Kevin Mahogany & Rayh Brown Trio - Yardbird Suite



12 de Setembro | Sábado
BOBBY WATSON 4TET

De novo Kansas City. Bobby Watson : saxofonista,compositor, produtor e docente, “Doutorado” na “Universidade de Blakey”, foi Director Musical dos “Jazz Messengers” do famoso baterista Art Blakey, perpetuando aquela formação após o seu desaparecimento. Ele próprio um Jazz Messenger entre 1977 e 81, trabalhou com nomes incontornáveis como Louis Hayes, Max Roach, Brandford Marsalis, George Coleman, Sam Rivers, Wynton Marsalis, Joe Williams, Betty Carter... as listas continuam quase infindáveis. Watson destacou-se ainda em projectos como Horizon, ou ainda High Court, um tributo à música de Johnny Hodges - o lendário saxofone-alto de Duke Ellington. Taylor-Made Big Band, é outro projecto importante que atinge a nomeação para um Grammy Award, no filme debut de Robert De Niro enquanto realizador, “A Bronx Tale”, que ostenta a sua música original. 26 são as gravações como líder, mais de 100 as que aparece como sideman. “Love Remains” é o seu disco que figura no Penguin Guide como uma gravação “must have”... ao lado de todas aquelas que conhecemos de Parker, Miles ou Coltrane. O seu percurso no ensino é notável, tendo sido o primeiro docente distinguido com o “William D. and Mary Grant/Missouri, Distinguished Professorship in Jazz Studies”. É actualmente docente e director do curso de Jazz na universidade de Missouri (Kansas City).

Bobby Watson


http://algravio.blogspot.com/2009/08/albufeira-vii-festival-de-jazz-de.html

Sem comentários: