sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Outubro no Hot


O mês de Outubro, começa precisamente no Dia Mundial da Música (1 de Outubro + 2 e 3) com o recentissimo projecto "Cine Qua Non" que reúne em Quarteto sem bateria, a pianista Paula Sousa , o guitarrista Afonso Pais, o contrabaixista Mário Franco e o reconhecido pianista João Paulo Esteves da Silva que neste contexto e à semelhança do que já tem feito noutros projectos, assume a utilização do acordeão, instrumento menos comum na Música Jazz.

Nos dias 6 e 7 (Terça e Quarta) Filipe Melo e Bruno Santos (piano e guitarra) aproveitam a passagem pelo nosso País do baterista Paulinho Braga, companheiro de nomes incontornáveis da musica brasileira e juntamente com a cantora Paula Oliveira e um coro que reúne 5 vozes do panorama jazzistico português, farão dois concertos onde o melhor da musica brasileira estará, como ponto de partida.

A 8, 9 e 10 (Quinta a Sábado), o saxofonista Mário Santos, músico da cidade do Porto, membro da Orquestra de Jazz Matosinhos, e lider de outros projectos, regressa ao Hot Clube com o seu "Bloco A4" , quarteto que integra músicos de primeiro plano da cena jazzistica nacional e em particular do norte do País.

A 15, 16 e 17 o Septeto do Hot Clube de Portugal, esta temporada liderado pelo guitarrista Bruno Santos e constituido por excelentes musicos nacionais, regressa também à casa da qual assume o nome, para três concertos com musica original do próprio Santos. Esta série de concertos tem também como pretexto o lançamento do primeiro CD (editora Toneofapitch) desta formação.

Na terça e quarta-feira, dias 20 e 21, o saxofonista Jon Irabagon, um dos novos talentos emergentes nos EUA, de passagem por Lisboa, aproveita para em dois concertos com dois Trios distintos, apresentar a(s) sua(s) musica(s) ao publico do Hot Clube.
No dia 20 ( Terça) um Trio com dois reconhecidos instrumenentistas do panorama nacional (Mário Franco e Alexandre Frazão) interpretará jazz moderno com raízes em "standards" e no chamado "mainstream".
No dia 21 (Quarta) um novo Trio (c/ Hernani Faustino e Gabriel Ferrandini) assumirá com certeza uma abordagem mais "free".
Uma oportunidade para escutar Jon Irabagon em duas vertentes da Música Jazz.

No fim de semana (Quinta a Sábado) de 22, 23 e 24 o excelente guitarrista Nuno Ferreira regressa ao Hot Clube com a mais nova versão do seu Trio que integra o contrabaixista Demian Cabaud e o baterista Marcos Cavaleiro.

Na terça e quarta-feira, dias 27 e 28, o Humanization 4tet, projecto do guitarrista Luís Lopes que conta com a participação de Rodrigo Amado (saxofones) e os irmãos norte-americanos Aaron e Stefan Gonzalez, apresentarão no Hot Clube a sua poderosa musica com referencias no jazz mas que integra também, sonoridades normalmente conotadas com a música rock.

Para terminar o mês, (29, 30 e 31 de Outubro), o bem conhecido trompetista Laurent Felipe apresentará, o seu Sexteto "Mingus e Mais", uma homengem à musica jazz em geral e em particular ao grande compositor e contrabaixista que foi Charles Mingus. Três concertos a não perder!

Outubro, no Hot Clube de Portugal , será um mês bem preenchido com boa musica, estilisticamente tão variada quanto o jazz o permite.

Para mais informações sobre o Hot Clube de Portugal podem também consultar :

http://www.hcp.pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hot_Clube_de_Portugal
http://www.myspace.com/hotclubedeportugal

Sem comentários: