sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Rendezvous em Setúbal


Rendezvous Festival Setúbal
22–25.10.09 / Setúbal / Portugal

O desafio de um segundo ano
Na sua primeira edição, em 2008, a linha programática estabeleceu pontes entre a Música Tradicional Portuguesa e o Jazz, entre percursos afirmados e talentos futuros que este estilo musical reserva em Portugal, sendo os concertos, divididos em dois palcos, o foque do evento. No palco principal estiveram presentes os pianistas João Paulo, que actuou com Ricardo Dias e Peter Epstein; Bernardo Sassetti a solo; e Júlio Resende 4teto. Já o palco secundário assistiu a uma programação virada para as descobertas musicais, tendo contado com a presença da Orquestra Jazz Humanitária; Alípio C. Neto Trio e Zuul Nation.
A receptividade por parte do público de Setúbal ao Festival foi marcante, registando-se a presença de cerca de 900 pessoas distribuídas pelos seis concertos decorridos ao longo dos três dias de festival.
A edição de 2008 deixou, assim, indicações positivas ao formato de organização e ao modelo de evento.
A segunda edição do Rendezvous Festival Setúbal, a acontecer entre os dias 22 e 25 de Outubro de 2009, nos espaços do Club Setubalense, apresenta uma programação que explora relações entre o Jazz e a Música Experimental, de Improviso e Electrónica, construindo-se um cartaz que integra participações nacionais e internacionais e que pretende ser plataforma comum a produtores de discurso transversal na área do Jazz.
Também na presente edição, o programa de concertos completar-se-á com um ciclo de cinema que complementa a programação musical, com vista a uma maior envolvência do público no Festival.

Concertos


Foto Vera Marmelo

Jason Kahn (US) & Manuel Mota (PT)
Quinta 22.10.09
21h / Club Setubalense

Jason Kahn (Percussão, Sintetizador/
Manuel Mota (Guitarra Eléctrica)

Manuel Mota tem actuado na Europa e nos Estados Unidos desde 1989, inicialmente explorando a guitarra acústica preparada, depois passando a desenvolver uma linguagem de guitarra eléctrica fingerstyle. Trabalha frequentemente com Margarida Garcia e Sei Miguel, sendo fundador da editora discográfica Headlights.
A sua abordagem à guitarra é provocadora, delicada e meditativa, sem que lhe falte tom, vigor e jogo rítmico, ou um compromisso com a exploração das suas propriedades materiais de base.
O trabalho de Jason Kahn inclui instalações sonoras, performances ao vivo e composição. Actua a solo ou em colaboração utilizando diferentes combinações de percussão, sintetizador analógico e computador, na construção de ambientes auditivos atravessados de frequências densas e texturadas, mesmo assim sensualmente habitáveis, oferecendo detalhes alumiados e progressões intimistas para o ouvido mais atento.
O Rendezvous tem o prazer de apresentar a primeira performance colaborativa dos dois artistas, que promete ser uma envolvente interacção entre duas aproximações distintas ao som.


Mikado Lab (PT)
Sexta 23.10.09
21h30 / Club Setubalense

Marco Franco (Bateria)
Ana Araújo (Teclados)
Pedro Gonçalves (Baixo Eléctrico)

Liderado pelo baterista Marco Franco, Mikado Lab toca uma precisa e inteligente conexão entre o Jazz e o Rock. Jams em ciclos e tramas através de motivos Pop e diferentes momentos (por vezes, em espasmódicos cortes bruscos à la Deerhoof), passando por terrenos lounge com frescura e vibração que excede o exercício, com efervescência e jovialidade.
Ao vivo, o seu som desenvolve-se dos moldes gravados para se tornar mais livre e energético, reduzindo a sua doçura.
O seu primeiro lançamento foi Baligo com selo da Portuguesa Tone of a Pitch, no Rendezvous apresentarão o seu novo disco Coração Pneumático.


Foto Carla Cardoso

Coclea (PT)
Sexta 23.10.09
22h30 / Club Setubalense

Guilherme Gonçalves (Guitarra Eléctrica, Sintetizador)

Coclea é um dos projectos do membro de Gala Drop,Guilherme Gonçalves.
Esferas de som hipnótico ainda que propulsivo soldam influências Kraut e Psicadélicas com ritmos e balanços de uma espécie de música trance, de forma convincente. Imersivo e ambiente sem perder impulso ou tornar-se totalmente introspectivo, as sequências melódicas cintilantes valsam e sobrepõem-se a baixas frequências, pesadas e difusas, o sound system alto o suficiente para criar uma sensação física de ser atingido e absorver ondas de som – uma unificação eufórica de espectros de cor e frequência.


Foto F. Fraisse

Benoît Delbecq Solo (FR)
Sábado 24.10.09
21h30 / Club Setubalense

Benoît Delbecq (Piano, Laptop)

O pianista Francês nascido em 1966 tem criado uma música distinta pelo uso de ideias e técnicas do Clássico Contemporâneo (Cage, Ligeti, Nancarrow), Jazz, polifonia Africana, improv Europeu entre outras fontes. No seu trabalho a solo, recorre ao piano preparado com materiais como pedaços de borracha e galhos de madeira talhada, e improvisa sobre sequências e padrões curtos e convergentes resultando num som complexo, amplo embora fluído, no encalço de um folclore imaginário.
Delbecq lidera ou co-lidera um número de bandas e conta edições na Songlines, Plush, Naive e Deux Z.
A colaboração com John Herbert e Gerald Cleaver, pela editora Cleanfeed será lançada em Fevereiro do próximo ano.
Esta é a sua primeira performance em Portugal.


Foto Cristina Cortez

Sei Miguel Metal Music Four:
The Jewel System (PT)

Sábado 24.10.09
23h / Club Setubalense

Sei Miguel (Trompete)
Fala Mariam (Trombone Alto)
César Burago (Percussão)
Pedro Gomes (Guitarras)

Figura ímpar do Jazz e, definitivamente, da história da música nacional, Sei Miguel prossegue trabalhando, vai para três décadas, numa linguagem composicional, arranjador e instrumentista por cartografar, analisar e divulgar seriamente.
Ao longo de centenas de actuações ao vivo e de trabalhos editados em casas como a Ama Romanta, Creative Sources ou Headlights, tem dirigido personalidades de diferentes quadrantes da cena musical, que, em alguns casos, dele retiveram fundamentais ensinamentos. Colaborou regularmente com músicos nacionais como Rafael Toral ou Manuel Mota, tendo desenhado trabalhos específicos que executou com gente como Joe Morris ou Aki Onda.
Para o particular desta actuação, Sei Miguel vai apresentar um programa denominado “The Jewel System”, aqui numa formação que inclui o seu trio clássico com o próprio Sei Miguel, Fala Mariam, César Burago e ainda Pedro Gomes.


Foto Stephanie Ballantine

These mountains (UK)
Domingo 25.10.09
21h30 / Club Setubalense

Jonny Fryer (Percussão)
Nicolas Burrows (Electrónica)

Sediado em Leeds, Jonny Fryer, compõe informado pelo Free Jazz e influenciado por música do Médio Oriente, tradicional Africana e Indiana em arranjos minimalistas, guitarras e percussão oriental esparsas para criar instrumentais vastos e prolongados.
Um estado de meditação e transe é induzido, para encontrar uma calmaria nos intervalos e uma paz na repetição.
These Mountains conta dois álbuns auto-publicados este ano: Eternal Now e Tibet.


Foto Nicolas Burrows

Glaciers (UK)
Domingo 25.10.09
22h30 / Club Setubalense

Nicolas Burrows (Percussão, Guitarra e Voz)

Um projecto musical de Nicolas Burrows iniciado numa viagem à Escandinávia, continuado em estadia pelo Canadá e em admiração por luminários Americanos tais como Phil Elverum e Diane Cluck.
Fenómenos geológicos dissolvidos em observações inclinadas do quotidiano num lugar estranho, são a palavra dos temas desta Folk Pop lo-fi levada-pelo-inverno, com picos cristalizados de aliciante melodia a pontuar um certo desprendimento.
A performance no rendezvous vai ser uma nova aproximação ao material e formatos de canções recentes.

Cinema


Blow Up (Michelangelo Antonioni. 1966. 111’)
Quinta 22.10.09
19h / Club Setubalense
On The Edge (Derek Bailey. 1992)
Parte III A Liberating Thing (55’)
Sexta 23.10.09
19h / Club Setubalense
Parte IV Nothin’ Premeditated 55’)
Sábado 24.10.09
16h / Cub Setubalense
Wild Combination (Matt Wolf. 2008. 70’)
Domingo 25.10.09
16h / Club Setubalense

Organização / Organisation
World Community of People
www.rendezvousinfo.org
Rendezvous Festival Setúbal
www.rendezvousfestival.wordpress.com

Sem comentários: