domingo, 31 de maio de 2009

Salsa'n Jazz



Samuel Quinto Trio
Salsa’n Jazz
Edição de Autor, 2009

Samuel Quinto é um pianista brasileiro, nascido em Belém do Pará e radicado na cidade do Porto, desde 2004. Auto didacta, dedicou-se desde muito cedo à música, ao piano e ao jazz em particular. A sua paixão é o jazz latino, a fusão dos ritmos nativos do seu Brasil natal, de Cuba e das Caraíbas, com a criatividade e riqueza rítmica e harmónica do jazz.
Em 2007 editou o seu primeiro álbum entre nós, com a chancela da Numérica e denominado Latin Jazz Thrill, do qual já deixei algumas notas nas presentes páginas.
Pianista exuberante e de ritmo contagiante, Samuel Quinto conquistou-me com esse primeiro trabalho, no qual se fez acompanhar pelos seus compatriotas Edamir Costa no baixo e Gil “Batera” na percussão. As referências óbvias eram o trio do dominicano Michel Camilo, os trabalhos dos pianistas cubanos Gonzalo Rubalcaba e Chucho Valdés e ainda as incursões do norte-americano Chick Corea pelos terrenos do latin jazz, evidentes na escolha de três originais de Corea para o seu repertório: Spain, Armando’s Rhumba e Fiesta.
Este novo trabalho, que irá ser oficialmente apresentado ao público no próximo sábado, 6 de Junho, no Auditório José Duarte, na cidade do Porto, estreia um novo trio, com Marcos Borges no baixo eléctrico e contrabaixo e o cubano Manuel Santiesteban na bateria e percussão.
Todavia as alterações não mudaram radicalmente o som do grupo. Este mantém-se fiel aos cânones do jazz latino, ritmicamente exuberante, melodicamente sedutor e harmonicamente evoluído.
Este novo trabalho é contudo revelador de um Samuel Quinto mais audaz, porquanto o pianista assina a totalidade das composições nele incluídas, à excepção de um único tema, Stella by Starlight, um jazz standard da autoria de Victor Young (o tema Jaci é contudo composto em parceria com Edamir Costa).
Por outro lado, a par das omnipresentes influências caribenhas (salsa, rhumba, bolero), nota-se não apenas uma assinalável presença dos ritmos brasileiros, o baião de Luiz Gonzaga em “Ficou no Meio”, ou o choro de Pexinguinha em “Voo de Andorinha”, como também uma busca das raízes históricas dos ritmos latinos (patente aliás nos dois referidos autores) através de uma homenagem a África, mãe de todos os ritmos, no tema “Kalimba Mulêle”, para o qual o pianista faz uso do kalimba, pequeno piano tocado com os polegares e revelado ao ocidente pelo musicólogo britânico Hugh Tracy, a partir da década de 20 do século passado.
Pelo meio ficam duas baladas, “Bolero to Preta” (uma homenagem à mãe do pianista) e “Isabel (Para Você)”, onde o piano assume total protagonismo, remetendo os restantes instrumentos para funções quase exclusivamente rítmicas. O segundo aliás é um inspirado poema musical que teria ganho bastante com um arranjo menos centrado no piano, que permitisse a assumpção pelos restantes membros do trio de funções mais criativas.
Aparte este pequeno reparo “Salsa’n Jazz” é mais uma insofismável prova do talento de Samuel Quinto não apenas como pianista de jazz latino, mas agora também como inspirado compositor.
Um pianista que urge conhecer porquanto é um dos poucos músicos de jazz que, em Portugal, se dedica com enorme mérito a este nobre género que é o latin jazz, imortalizado no inesquecível documentário do realizador espanhol Fernando Trueba “Calle 54”.
Em jeito de aperitivo aqui fica o tema “Ficou no Meio” uma homenagem de Samuel Quinto ao génio criativo de Luiz Gonzaga, acompanhado de belas fotos do Recife, de Olinda, do Pantanal e de Manaus, da autoria do alemão Torsten Karock. Podem admirar o seu trabalho em http://www.pbase.com/thejack
Não resisto a partilhar convosco uma curiosidade acerca do título deste tema: segundo me confidenciou o pianista, a música "Ficou no Meio" chama-se assim porque quando o trio ia ensaiar ficou parado no elevador, durante quase meia hora, entre dois pisos. Quando finalmente foram libertados e chegaram ao estúdio, Samuel Quinto compôs a música, a que pôs adequadamente o nome de "Ficou no Meio"!
Para mais informações sobre Samuel Quinto visitem o seu seu site em http://www.samuelquinto.com/ ou a sua página no myspace http://www.myspace.com.br/samuelquinto

Samuel Quinto Trio – Ficou no Meio

2 comentários:

Rita Matos disse...

A música é muito gira e as fotos combinam perfeitamente com ela. Ainda estou á espera de assistir ao concerto do Samuel Quinto em Lisboa. Alguém o traga cá sff.
Parabéns pelo blog Ricardo!

Ricardo Ramalho disse...

Já somos dois...
Eu até lancei o desafio ao Luís Hilário para o trazer ao Hot. Vamos lá ver se será em 2010!
Obrigado.