quarta-feira, 6 de maio de 2009

Evocando Django Reinhardt



O belga Django Reinhardt, nascido em Liberchies em 1910, foi um dos pioneiros do jazz na Europa e também um dos primeiros músicos não negros neste estilo musical. Passou a maior parte da sua juventude num acampamento cigano próximo de Paris, tocando banjo, guitarra e violino pelos bares de Paris. Começou pelo violino e mais tarde tocou banjo (a sua primeira gravação, de 1928, foi com esse instrumento).
Aos 18 anos, Reinhardt foi ferido pelo fogo que incendiou a casa que ele dividia com Bella, a sua primeira mulher. Ela fazia flores artificiais de papel e celulose para sobreviver, por isso a casa estava repleta de materiais altamente inflamáveis. Certa noite, ao regressar de uma apresentação, Django derrubou acidentalmente uma vela quando ia para a cama. Enquanto a família e vizinhos o tentavam salvar acabou por sofrer queimaduras de primeiro e segundo grau em metade do corpo. A sua perna direita ficou paralisada e a mão esquerda gravemente queimada. Os médicos acharam que ele nunca mais tocaria guitarra.
O irmão de Django, Joseph Reinhardt (também um exímio guitarrista), trouxe-lhe uma nova guitarra. Através de uma dolorosa reabilitação e prática, Django readquiriu a sua habilidade de um modo completamente novo, mesmo com dois dedos parcialmente paralisados.
Em 1934, Louis Vola formou o "Quintette du Hot Club de France" com Reinhardt, o violinista Stéphane Grappelli, Joseph, o irmão de Django, Roger Chaput na guitarra, e Louis Vola no baixo. Produziu numerosas gravações e tocou com diversas lendas do jazz norte-americano como Coleman Hawkins, Benny Carter, Rex Stewart e Louis Armstrong.
Reinhardt não sabia ler música, e era supostamente analfabeto devido às suas origens humildes.
Reinhardt sobreviveu à Segunda Guerra ileso, ao contrário de muitos outros ciganos que foram executados nos campos de concentração nazis. Essa época foi porém muito difícil para si, porque o jazz não era permitido no regime nazi. Ainda assim conseguiu a ajuda de um oficial da Força Aérea Alemã chamado Dietrich Schulz-Köhn, conhecido como Doktor Jazz, que admirava muito a sua música. Em 1943 casou-se com Sophie Ziegler in Salbris, com quem teve um filho, Babik Reinhardt, que também acabou por ser um respeitado guitarrista.
Depois da Guerra, Reinhardt voltou a juntar-se a Grappelli em Inglaterra. Foram para os EUA para uma turnée, abrindo apresentações para Duke Ellington, e tocando no Carnegie Hall, com vários músicos e compositores famosos como Maury Deutsch. Apesar do grande orgulho que Reinhardt sentia por tocar com Duke Ellington, ele não estava realmente integrado na sua banda, tocava somente alguns acordes no final do show, sem nenhum arranjo especial para si.
O conceito de "Lead Guitar" (Django) e "Rhythm Guitars" (Joseph Reinhardt / Roger Chaput) nasceu no Quintette Du Hot Club De France. Eles usavam as guitarras para percussão quando esta não existia. Mais tarde formou uma nova banda com saxofone, trompete, piano, baixo e bateria. Continuou a compor e é lembrado como um dos mais talentosos guitarristas do Jazz.
Em 1948, Reinhardt recrutou alguns músicos italianos de jazz (baixo, piano, percussão) e gravou um de seus mais aclamados trabalhos, “Djangology”, mais uma vez em parceria com Stéphane Grappelli no violino.
Em 1951 mudou-se para Samois sur Seine, França, perto de Fontainebleau. Viveu até 16 de Maio de 1953, quando, retornando da estação de Avon, desmaiou devido a uma hemorragia cerebral. Foi declarado morto ao chegar no hospital em Fontainebleau, com apenas 43 anos de idade.

Django Reinhardt & Stéphane Grapelli – Sheik of Araby


Django Reinhardt New York Festival – Live at Birdland 2004



Jeff Midkiff & Curtis Jones – Sweet Georgia Brown


Michael Papillo, Robin Nolan, Frank Vignola & David Grissman – September Song

Sem comentários: