segunda-feira, 18 de maio de 2009

Jef Neve no Hot



Jef Neve Trio
21, 22 e 23 de Maio, 23.00h
Hot Club de Portugal (Lisboa)

Jef Neve nasceu na Bélgica, em 1977. Estudou em Lovaina, no Lemmensinstituut, e frequentou master classes com Guy de Mey, Martial Solal, Brad Mehldau, Lew Tabackin, Toots Thielemans, Billy Hart, Bill Carothers, Kenny Werner e Bruce Barth. Concluiu em 2000 o mestrado em piano clássico e em jazz e especializou-se em 2001 em música de câmara.
Paralelamente toca em bandas do seu país desde os 14 anos de idade, compondo e orquestrando peças para os mais variados ensembles, desde o piano solo até à Flemish Philharmonic Orchestra.
O seu trio, fundado há seis anos, é composto por Neve no piano, por Piet Verbist no contrabaixo e Teun Verbruggen na bateria, sendo esta precisamente a formação que irá apresentar-se nos três concertos marcados para o Hot Club.
O primeiro trabalho do trio foi “Blue Saga” (Contour, 2003), seguido de “It’s Gone” (Contour, 2004). Ambos alcançaram um assinalável sucesso: o segundo álbum foi mesmo o disco de jazz mais vendido de sempre na Bélgica. Neve assinou então em 2005 pela Universal e gravou nesse mesmo ano o terceiro álbum do trio “Nobody is Illegal” (Universal, 2006), um retumbante sucesso lançado em 20 países e que levou o trio a uma tournée mundial que passou por importantes festivais como o North Sea jazz, Jazz Fest Wien, Vancouver Jazz Festival, Montreal Jazz Festival, Paris Jazz Festival, Veneto Jazz/Italy, European Jazz Festival/Athens, Jazz au Chellah/Rabat, Blue Note Festival Gent, Gaume Jazz, London Jazz Festival, ‘Piano au Jacobins’ Toulouse, Festival van Vlaanderen, Middelheim Jazz/Antwerp, Lille Festival, Münster JazzInbetween, Berlin Jazz Meeting, Vitoria-Gasteiz festival, e concertos no Japão, México e Espanha, entre outros países. Recebeu o ZAMU Award “Jazz” em 2007.
Nesse mesmo ano compôs a banda sonora para o filme ‘Dagen Zonder Lief’ da autoria do cinesta belga Felix Van Groeningen e está presentemente a compor a banda sonora do novo filme do mesmo cineasta ‘De Helaasheid der Dingen’.
Neve mantém igualmente uma carreira como pianista clássico, apresentando regularmente as Goldberg Variations de Bach e acompanhando o tenor belga Koen Vereertbrugghen em programas que incluem obras de Schumann, Menotti, Barber, Britten e do próprio Jef Neve.
Compôs recentemente o seu primeiro concerto para piano e orquestra apresentado nos dias 1 e 2 de Maio em Bruxelas, acompanhado pela Brussels Philharmonic dirigida por Michel Tabachnik.
O mais recente trabalho do trio denomina-se “Soul In a Picture” e foi apresentado há precisamente um ano, numa edição da Universal e deverá constituir a base destas três apresentações em Lisboa.
Um concerto a não perder!

Jef Neve & Gabriel Rios – Voodoo Child


Home Session


Jef Neve Trio

Sem comentários: