domingo, 10 de maio de 2009

Paulo Gomes & Eric Vloeimans



PG Quintet with Eric Vloeimans
14 Mai 2009 , 20:00 Faro - Grémio das Músicas
15 Mai 2009, 22:00, Fest.Jazz Valado de Frades
16 Mai 2009, 21:30, Porto - Auditório da FEUP

Paulo Gomes tornou-se conhecido recentemente pela sua participação no projecto Classificados. Porém a sua formação começou nos anos 80 na Escola de Jazz do Porto e incluiu workshops com músicos como Roland Hanna, Hal Galper, Mulgrew Miller, Tete Montoliu e James Williams.
Antes do pop, integrou inúmeros projectos no jazz, colaborando com o Quarteto de Sávio Araújo, a Conferência dos Sons (com Fátima Serro, Rolf Delfos, Bernardo Moreira, Carlos Bica, Pedro Barreiros e Bruno Pedroso), o Quinteto de Fátima Serro, o Quarteto de Peter King (com Zé Eduardo e Aldo Caviglia), o quarteto de António Mesa e acompanhando Maria Viana com músicos tão importantes como Art Themen, Herb Geller e Sheila Jordan. Tocou ainda na Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Matt Wates sexteto e no Quinto Elemento (ao lado de Hugo Carvalhais, Paulo Coelho, Jorge Reis e Paulo Pinto).
Muito do trabalho de composição e arranjo destas formações foi de sua lavra, a que se junta a constituição do seu próprio decateto em 2001, e o trabalho de composição desenvolvido para a EMJO, European Movement Jazz Orchestra.



Eric Vloeimans nasceu em 1963 na Holanda. Após uma formação clássica exemplar enveredou pelo jazz. No final dos anos 80 continuou os seus estudos em Nova Iorque com Donald Byrd e tocando em Big Bands, como as de Frank Foster e Mercer Ellington. É um dos mais destacados trompetistas do seu país. Em 1999 colaborou com Joey Baron, Marc Johnson e John Taylor no projecto Bitches and Fairy Tales, que lhe valeu um Edison Award. Outras destacadas colaborações incluem nomes como o guitarrista Nguyên Lê, o clarinetista Theo Jörgensmann, o contrabaixista Lars Danielsson, o percussionista Markku Ounaskari ou o pianista Bugge Wesseltoft. Em 2002 recebeu o VPRO/Boy Edgar Award, o mais prestigiado prémio do jazz holandês.
Reveste-se pois do maior interesse a colaboração entre estes dois importantes músicos, a descobrir esta semana em três espectáculos.

Michel Banabila & Eric Vloeimans – Urban Nature Part II
Video by Olga Mink

Urban Nature - PART TWO from Olga Mink on Vimeo.

Sem comentários: