sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Por Terras Polacas II


Marcin Olak Trio
Simple Joy
4Ever Music, 2008

Do piano para a guitarra e para outro jovem talento do jazz polaco: Marcin Olak.
Licenciado pela Academia Musical Frederic Chopin, em Varsóvia, em guitarra clássica, Olak tem oscilado entre o repertório clássico e jazzístico, frequentando masterclasses com guitarristas consagrados de ambos os universos musicais, David Russell, Jorge Cardoso, Ralph Towner e Jarosław Smietana.
As suas incursões jazzísticas revestem-se porém do maior interesse porquanto é um dos poucos guitarristas actuais que mostra clara preferência pela guitarra acústica, em detrimento da eléctrica, integrando-a de modo particularmente feliz no jazz contemporâneo.
Recorrendo sobretudo a composições da sua autoria, a música de Olak revela-se contudo devedora das principais influências do jazz norte-americano, onde além do tecnicismo de Ralph Towner, se ouvem ecos da fusão de Pat Metheny ou de John McLaughlin e, ocasionalmente, de alguma americana de Bill Frisell ou do grupo Oregon.
Apesar de demonstrar recursos técnicos notáveis é contudo notório que Olak não é oriundo da escola jazzística. Ao lado de temas mais swingados e onde abre espaços para alguma improvisação, como Dancing Lion ou Song 4.2, surgem outros de matriz clássica onde vem à tona a sua formação erudita, como Backstage Song.
Além deste trio, com Maciek Szczyciński no baixo e Krzysztof Szmańda na bateria, com quem propõe incursões no jazz, Marcin Olak mantém projectos a solo, em ensemble clássico e até acompanhado por orquestra sinfónica.
Simple Joy é o segundo trabalho do trio depois de Zealot, editado em 2005.
Um tecnicista notável que vale a pena descobrir.

Marcin Olak Trio: Simple Joy

Sem comentários: