segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

InBlues – Festival de Blues da Guarda


Em Fevereiro regressa o InBlues – Festival de Blues da Guarda, que este ano conta com três estreias absolutas no nosso país: o francês Benjamin Tehoval, e os ingleses Sons of the Delta e Honeyboy Hickling. Entre 5 e 27 de Fevereiro, os Blues andam à solta no Teatro Municipal da Guarda.
A terceira edição do festival arranca com o one-man-band francês Benjamin Tehoval, no dia 5. Benjamin Tehoval é branco e nasceu em Estrasburgo mas canta Blues com todo o “feeling” dos negros. De Robert Johnson a Chuck Berry, o reportório deste músico é vasto e inclui também algumas composições originais. Paralelamente à sua carreira no mundo dos Blues, Benjamin Tehoval mantém colaborações em vários projectos musicais que vão do Jazz ao Rock, como Nancy Jazz Compulsion ou L’Echo des Bananes.
O festival prossegue no dia 20 com o projecto inglês Sons of the Delta, da dupla Mark Cole e Rick Edwards. Sons of Delta praticam Blues com uma mistura electro-acústica, baseados na música tocada nos cafés e nas ruas das localidades junto ao delta do rio Mississipi (EUA), berço deste género musical. O álbum de estreia desta dupla inglesa, datado de 2004, intitula-se “One for the road”. O segundo disco nasceu de uma digressão pelo sul dos EUA, intitula-se “Made in Mississippi”, um trabalho com sabor a Muddy Waters e também com claras evocações a John Lee Hooker. É este segundo trabalho que vêm apresentar.
O cartaz do festival conta ainda com uma presença portuguesa, no dia 26, do projecto Nobody’s Bizness que revisita clássicos dos Blues como Bessie Smith e Muddy Waters. Trata-se uma formação de blues acústico da zona de Lisboa. No repertório da banda regressa-se às raízes da música-mãe do jazz, ao blues rural, cru e acústico do início do século, retirando da História nomes menos conhecidos, mas nem por isso menos importantes, numa tentativa de recolher do fundo do Delta do Mississippi os personagens que deram vida ao blues tal como o conhecemos hoje.
O Inblues encerra com o virtuoso inglês Honeyboy Hickling, no dia 27. Especialista em harmónica, Honeyboy Hickling é um compositor, cantor e escritor de canções com uma respeitada carreira internacional no mundo dos Blues, e que se faz acompanhar no TMG por Bob Wilson, Tony Baylis e Tony Stuart. Hickling trabalhou com Steve Marriott, gravou com Bo Diddley e integrou o projecto de Anthony Thistlethwaites (ex- Waterboys) ‘Blue Stars’. Integrou também o projecto ‘Nine Below Zero’, com o qual fez digressões por toda a Europa.

fonte http://www.faroldanossaterra.net/inblues-%E2%80%93-festival-de-blues-da-guarda/

Sem comentários: