segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Júlio Resende em Trio


Júlio Resende Trio
2 de Janeiro, 22.30h
Fábrica Braço de Prata (Lisboa)

Entrei no novo ano jazzístico com o pé direito, assistindo à apresentação do trio de Júlio Resende na Fábrica Braço de Prata, em que o pianista surgiu acompanhado de João Custódio no contrabaixo e de Bruno Pedroso na bateria.
Confesso que sou um adepto fervoroso do trio de piano (quem já leu estas páginas não tinha quaisquer dúvidas a esse respeito) pelo que me agradou particularmente a possibilidade de ouvir o repertório de Júlio Resende neste formato, apesar da enorme valia dos saxofonistas que o têm acompanhado nos discos e em concertos anteriores.
Em trio, a música de Resende fica mais intimista, mais nostálgica, mais subtil até, com o piano e o contrabaixo a repartirem entre si as despesas melódicas da apresentação, superiormente entregues às competentes mãos de Júlio Resende e de João Custódio. Este último com um crescimento notável, tanto em termos técnicos como artísticos, nos últimos anos, que o colocam já entre os melhores intérpretes nacionais do double bass.
Também Bruno Pedroso esteve especialmente bem nesta apresentação, no seu estilo próprio de decompor os temas ritmicamente, de explorar texturas e de comunicar subtilmente com os demais intérpretes. Integrou-se na perfeição e soube enriquecer a apresentação de forma inteligente e personalizada.
Por outro lado este espectáculo permitiu ainda descobrir novos temas no repertório do pianista. Além dos seus originais oriundos do primeiro trabalho discográfico (do segundo curiosamente nada tocou), Resende juntou-lhes alguns standards com novas e interessantes roupagens (memorável a versão de um tema de Bud Powell) e alguns covers dos Radiohead, que acentuaram a sua faceta eclética, a espaços (bem) influenciada pela estética de Brad Mehldau.
Um valor seguro da nossa música, Júlio Resende, numa apresentação feliz e num formato amplamente recomendável.
Já faz falta um disco de Resende em trio.

Júlio Resende Quarteto - Sakatwala (Setúbal,2008)

Júlio Resende 4Teto - "Sakatwala" @ rendezvous 08 from RENDEZVOUSfilm on Vimeo.

Sem comentários: