terça-feira, 30 de março de 2010

Motion


Bernardo Sassetti Trio
Motion
Clean Feed, 2010

Sete anos depois de Nocturno e após dois anos de preparação saiu o novo trabalho em disco do trio de Bernardo Sassetti, Motion, editado pela Clean Feed.
Este trio, formado pelo pianista Bernardo Sassetti, pelo contrabaixista Carlos Barretto e pelo baterista Alexandre Frazão, já com uma dúzia de anos de actividade, assume-se cada vez mais como uma das primeiras formações do jazz nacional.
Nocturno foi aclamado como um dos trabalhos cimeiros do jazz português até então publicados, e este Motion, se bem que trilhe caminhos diversos, não deixará, com certeza, de colher idênticos elogios e de marcar indelevelmente o panorama musical nacional.
Menos marcado por influências académicas do jazz, Motion prossegue o caminho já desbravado pelo pianista em obras anteriores, particularmente naquelas em que compôs para cinema ou teatro. A música de Sassetti afirma-se cada vez mais como ambiental e com um onirismo que busca inspiração na imagética cinematográfica.
A curiosidade maior deste trabalho reside assim em analisar o modo como o trio se adapta a esta ambiência cinemática que domina actualmente as composições de Sassetti, e simultaneamente, na apreciação da liberdade criativa do pianista no desenvolvimento desta banda sonora imaginária, neste sonho dentro do sonho a que alude a citação de Edgar Allan Poe, escolhida para comentar as imagens sombrias que acompanham o disco.
Musicalmente as imagens transmitidas pelas novas composições e arranjos de Sassetti são sombrias e disformes como as fotografias da capa. Impressões a preto e branco, desenvolvidas com enorme sensibilidade e destreza pelos três excelentes músicos envolvidos no projecto, em que ao lirismo quase romântico do pianista responde o realismo, por vezes perturbante, do contrabaixo de Barretto, e ainda o génio do baterista, com a sua paleta infindável de texturas com que enriquece, ao seu estilo inconfundível, a ambiência geralmente negra das composições.
Sassetti é cada vez mais Sassetti. E essa identidade, reafirmada em cada novo trabalho do pianista, bebe também muito do talento de Barretto e Frazão.
Um grande trio de jazz em qualquer parte do mundo!

Bernardo Sassetti Trio - Reflexos_Movimento Circular

Sem comentários: