sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

This Is It!



André Sarbib
This is It!
Numérica, 2008

André Sarbib é filho do conceituado pianista francês Roger Sarbib, que introduziu as "Big Bands" de jazz em Portugal, nas décadas de 40 e 50 do séc. XX, e que trabalhou com ícones da canção francesa como Edith Piaf, Charles Trenet ou Maurice Chevalier. Como o pai, André assume-se como um pianista de jazz de eleição, a que junta neste trabalho uma surpreendente capacidade vocal, cantando em cinco dos 11 temas incluídos no disco, dos quais, igualmente cinco, são da sua autoria.
Destacam-se dois temas de Michel Legrand, Celui Lá e La Valse des Lilás, cantados naturalmente em francês, a língua materna de Sarbib, apesar de radicado no Porto há muitos anos.
Acompanham a voz e o piano de André Sarbib o trompetista João Moreira, com um trabalho notável, sobretudo no fliscórnio, afirmando-se cada vez mais como um músico de excelência (a que continua a faltar contudo um disco como líder. Para quando João?) o irmão deste, Bernardo Moreira, no contrabaixo e o jovem João Cunha na bateria, estando também em destaque a contribuição do terceiro irmão Moreira, Pedro Moreira, que fez os arranjos do quinteto de cordas, composto por David Lloyd na viola, Miranda Pythian Adams no violoncelo, Paula Miranda na harpa e Richard Thomas e Zoltan Santa nos violinos, incluído nos dois temas de Michel Legrand. Ao que parece terá sido o contrabaixista Bernardo Moreira quem convenceu André a assumir-se discograficamente como cantor, tendo os sofisticados arranjos de Pedro Moreira para os dois temas de Michel Legrand funcionado como "argumento decisivo e irrecusável", nas palavras do pianista.
Este é o terceiro disco de André Sarbib, depois de "O Silêncio das Águas" (1990) e de "Coisas da Noite" (1993), ambos para a etiqueta Numérica, tal como "This Is It!". No seu currículo porém, André Sarbib tem inúmeras colaborações com alguns dos nomes mais importantes da cena internacional, nomeadamente Joe Lovano, Barry Altschul, Ivan Lins, Carles Benavent, Ruben d`Antas, Jorge Rossi, Saheb Sarbib (nome artístico de seu irmão Jean Sarbib, contrabaixista que é hoje personagem importante da vanguarda nova-iorquina), Carlos Carli, Joachim Chacón e Paulo de Carvalho, entre outros.
This Is It! é um disco de grande classe de um pianista de referência do jazz nacional, figura incontornável da cultura musical portuense. É será com todo o mérito que André Sarbib levará este seu mais recente trabalho ao palco da Casa da Música no próximo dia 16 de Janeiro de 2009, pelas 22.00h, onde além dos irmãos Moreira e do jovem baterista João Cunha irá estar acompanhado pelo magistral harmonicista espanhol António Serrano, um dos mais geniais músicos revelados nos últimos anos pelo jazz espanhol e que participou igualmente na gravação do disco, entre outros vários convidados surpresa. Um concerto obrigatório!
Aqui ficam dois temas do disco This Is It! de André Sarbib: o imprescindível LA VALSE DES LILÁS, single oficial do disco e ainda Valsana, original de Sarbib que abre o disco e que aqui surge acompanhado de magníficas fotos de Paris à noite, da autoria do fotógrafo francês Thierry Lucas. Podem ver o trabalho de Lucas em http://www.pbase.com/ttfl/paris_at_night

André Sarbib – La Valse des Lilás


André Sarbib – Valsana

Sem comentários: