segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Alentejo Minimal



João Paulo Esteves da Silva continua a constituir um dos mais preciosos tesouros escondidos da música nacional. Com uma já longa e prolífica carreira, pontuada por inúmeras colaborações com alguns dos mais prestigiados músicos portugueses, no que toca aos seus trabalhos como líder permanece famoso entre os mais fiéis seguidores da estética jazzística mas quase desconhecido do grande público.
No seu trabalho Nascer, editado em 2001 (MA recordings), propôs-nos uma deslumbrante viagem pelas raízes sefarditas da música tradicional lusa, na qual se fez acompanhar pelo acordeonista (e pianista) Ricardo Dias, responsável também por alguns dos arranjos inseridos no disco, e pelo saxofonista norte-americano Peter Epstein.
O resultado é um extraordinário projecto onde, com enorme sensibilidade e respeito pela tradição, se põe a nú a história musical da nação lusitana, nas suas diversas fontes e influências.
Um trabalho que urge conhecer!
Aqui fica um novo vídeo do tema Deolinda, uma canção popular portuguesa com arranjo de Ricardo Dias, acompanhada de fotos da minha autoria a que chamei "Alentejo Minimal", e que constituem uma tentativa de captar, em pequenos detalhes, o espírito desta extraordinária região portuguesa, onde esses traços mouriscos e sefarditas da tradição esmiuçada por este magnífico trio, melhor se fazem sentir: na arquitectura, na paisagem, na música e nos costumes.

João Paulo, Ricardo Dias e Peter Epstein - Deolinda

Sem comentários: