domingo, 14 de dezembro de 2008

The Spaces In Between



John Surman
The Spaces In Between
ECM 2007

Nascido em Tavistock, Devon, na Inglaterra, em 1944, John Surman é aclamado por muitos como uma das principais figuras do jazz europeu dos últimos 30 anos. Improvisador de enorme classe, Surman surpreende sobretudo pela rara capacidade que demonstra em expandir os contornos do jazz para áreas pouco usuais, como a música erudita, a dança e o teatro.
A sua carreira iniciou com uma colaboração com o seu conterrâneo Mike Westbrook e mais tarde, durante os anos 60, com Alexis Korner, com o octeto de Ronnie Scott, Humphrey Lyttleton, com o grupo Brotherhood of Breath e finalmente enveredando pelo jazz rock com John McLaughlin. Durante este período iniciou igualmente frutuosas colaborações com o compositor John Warren, com o pianista John Taylor e o contrabaixista Dave Holland, com quem gravou o seu primeiro disco.
Em 1968 formou o seu próprio octeto e fez parte da Big Band de Mike Gibbs. Foi contudo o seu trio (The Trio), composto por Surman no saxofone, Barre Philips no contrabaixo e Stu Martin na bateria que lhe granjeou maior popularidade e o colocou no circuito internacional do jazz.
Já nos anos 70 desenvolveu um projecto a solo Westering Home, e Morning Glory, com Terje Rypdal , John Marshall, Chris Laurence, Malcolm Griffiths e John Taylor. Fundou o trio SOS com Alan Skidmore e Mike Osborne e iniciou uma longa colaboração com a coreógrafa e dançarina norte-americana Carolyn Carlson, para a Ópera de Paris. Em 1978 gravou com Stan Tracey “Sonatinas” e com a cantora norueguesa Karin Krog “Cloudline Blue”. Integrou ainda o quarteto de Miroslav Vitous até 1982.
A sua colaboração com a ECM iniciou-se em 1979 com a gravação de Upon Reflection, e dura até ao presente, com mais quatro discos a solo e colaborações com Karin Krog e Pierre Favre (Such Winters Of Memory) e Jack DeJohnette (The Amazing Adventures Of Simon Simon).
Entre a vasta listagem de colaborações posteriores contam-se nomes importantes como Kenny Wheeler, Dave Holland, Elvin Jones, Jon Christensen, Albert Mangelsdorff, Paul Bley, Bill Frisell e Paul Motian. Fez ainda parte da Gil Evans Orchestra.
Como compositor John Surman tem trabalhado muito para a dança, com Carolyn Carlson. Escreveu ainda ’ Private City’ para o Sadlers Wells Royal Ballet, com coreografia de Susan Crow (igualmente editado pela ECM), foi compositor residente do Glasgow Jazz Festival em 1989, correu os festivais de jazz da Europa (incluindo Portugal) com o Brass Project e compôs para o Balanescu Quartet, comissionado em 1990 pelo Camden Jazz Festival. Escreveu para teatro e televisão e em 1993 compôs uma suite para a Oslo Radio Symphony Orchestra and Quartet. Em 1996 foi a vez do Salisbury Festival lhe comissionar Proverbs and Songs, em que Surman conjuga o seu fascínio pela música coral a que junta o seu saxofone e o órgão de tubos da Catedral de Salisbury, entregue às mãos experientes de John Taylor (gravado pela BBC Rádio 3 e mais recentemente editado pela ECM) Em 1998 estreou ainda uma versão para orquestra de câmara da sua obra prima The Road to St. Ives.
Os seus projectos actuais incluem um duo com John Taylor e outro com Karin Krog e o seu quarteto, formado por Surman, John Taylor, Chris Laurence e John Marshall. Colaborou ainda com Dave Holland e o tunisino Anouar Brahem no projecto Thimar e compôs as bandas sonoras dos filmes “The Shade” e Apartment 5c’ de Raphael Nadjari. Desde 2000 mantém colaboração regular com Jack deJohnette com quem gravou dois discos para a ECM: ’Invisible Nature’, gravado ao vivo em Tampere e Berlim e ‘Free and Equal’, gravado no Queen Elizabeth Hall em Londres e que contou com a participação do ensemble London Brass. Compôs ainda ’Under the Shadow’ para o quarteto vocal Red Byrd. Mais recentemente tem trabalhado com a the Sarum Chamber Orchestra.
The Spaces In Between é o seu mais recente trabalho para a ECM, gravado com Chris Lawrence no contrabaixo e o quarteto de cordas Trans4mation, composto por Rita Manning e Patrick Kiernan nos violinos, Bill Hawkes na viola e Nick Cooper no violoncelo. Neste trabalho Surman mostra-se igualmente influenciado pela sua ampla experiência na música coral e bem assim pelo seu amado folk britânico. As composições e improvisações surgem simples e hipnóticas, desenvolvidas tonalmente com recurso a amplos ensembles e rica orquestração. O jazz aqui surge raramente, brotando sobretudo das riquíssimas improvisações de Surman no saxofone. O tom geral é contudo dominado pelos ambientes contemporâneos da música de câmara, reforçados pela presença do quarteto Trans4mation.
Ainda que desprovido de swing, é indiscutivelmente uma obra maior e obrigatória de um dos mais importantes e influentes músicos europeus das últimas décadas. Com a beleza inerente à simplicidade popular soberbamente casada com o universo erudito imposto pelas elaboradas orquestrações e arranjos de Surman.
Como aperitivo deixo-vos o magnífico tema Winter Wish, de uma profundidade e beleza indescritíveis, acompanhado por fotografias igualmente extraordinárias do Inverno rural britânico, da autoria do fotógrafo inglês John Elliott. Podem ver o seu trabalho em http://www.pbase.com/jellophoto

John Surman & Trans4mation – Winter Wish

Sem comentários: