quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uma Lenda Viva


Hank Jones Trio
15 de Novembro de 2009, 21.30h
Grande Auditório da Culturgest (Lisboa)

Aos 91 anos, feitos a 31 de Julho passado, e em plena actividade, Hank Jones é dos poucos a que se aplica com propriedade a expressão “uma lenda viva do jazz”. Gravou centenas de discos como acompanhante e mais de sessenta como líder. Um dos grandes impulsionadores do estilo bebop, tocou com quase todos os grandes nomes da história do jazz, como, entre muitos outros, Coleman Hawkins, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Max Roach, Artie Shaw, Benny Goodman, Lester Young, Cannonbal Adderley, John Coltrane, Wes Montgomery, John Lewis, Tommy Flanagan, Ron Carter, Gato Barbieri, Eddie Gomez, Al Foster, Sonny Stitt, Oscar Peterson, Charlie Haden, Joe Lovano.
Acompanhador solicitadíssimo pela rádio e televisão (The Ed Sullivan Show), é-o também por cantores e cantoras – para além de Ella Fitzgerald, tocou, por exemplo, com Frank Sinatra ou Diana Krall.
Foi dos poucos que recebeu o título de Master of Jazz atribuído pelo National Endowment for The Arts, para além de muitas outras honras e homenagens que lhe foram concedidas. O mundo reconhece-o como um dos últimos sobreviventes daquele grupo de músicos excepcionais que ajudaram a forjar o jazz.
Continua tocando pelo mundo inteiro, gravando, dirigindo masterclasses em Universidades como Harvard ou Nova Iorque.
Os músicos que o acompanham no concerto desta noite são intérpretes de excepção, com uma carreira sólida. Mraz, checo de origem, já tocou com Oscar Peterson, Stan Getz, Tommy Flanagan, Chet Baker, entre outros. Willie Jones III trabalhou designadamente com Sonny Rollins, Bobby Hutcherson, Wynton Marsalis, Cedar Walton, Billy Childs, Eric Reed, Michael Brecker, Herbie Hancock.
Uma oportunidade para ouvir ao vivo um dos grandes nomes da história do jazz.

Piano Hank Jones
Contrabaixo George Mraz
Bateria Willie Jones III

fonte http://www.culturgest.pt/actual/hankjones.html

Hank Jones Trio + Lester Young - Ad Lib (1950 com Ray Brown e Buddy Rich)

Sem comentários: