quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Música Plena


Miguel Zenón Quartet
5 de Novembro, 22.00h
Auditório Ruy de Carvalho (Carnaxide)

Miguel Zenon, saxofone alto
Luis Perdomo, piano
Hans Glawischnig, contrabaixo
Henry Cole, bateria

Miguel Zenon nasceu em San Juan, Porto Rico, em 1976. Quando estudava na Escuela Libre de Musica de San Juan, ganhou uma bolsa de estudo que o levou para o Berklee College em Boston e, mais tarde, para a Manhattan School of Music, onde obteve o masters em 2001.
Após colaborações iniciais com a Bob Moses’ Mozamba e a Either/Orchestra, em Boston, e com os grupos de Ray Barretto e David Sánchez, em Nova Iorque, formou o seu próprio ensemble, com o pianista Luis Perdomo, o contrabaixista Hans Glawischnig e o baterista Antonio Sanchez (substituído em 2005 por Henry Cole). O primeiro disco do quarteto saiu em 2002, pela editora espanhola Fresh Sound New Talent, e denominou-se Looking Forward. Um ano depois assinou pela nova editora de Branford Marsalis, a Marsalis Music, com quem já editou quatro discos: Ceremonial em 2004, Jibaro em 2005 (uma homenagem à música tradicional de Porto Rico), Awake em 2008 e Esta Plena em 2009.
Paralelamente tem trabalhado com alguns importantes colectivos do jazz como a banda SFJazz Collective, de que é co-fundador, a Charlie Haden’s Liberation Music Orchestra e ainda a Guillermo Klein’s Los Gauchos.
Entre os muitos prémios recebidos foi designado embaixador do jazz pelo Kennedy Center, recebeu o prémio rising star alto saxophone pela Down Beat em 2004, 2006 e 2008, e bolsas de investigação da Guggenheim e da MacArthur Foundation, designadamente para o estudo da música plena, tradicional de Porto Rico.
Um concerto a não perder por um dos mais importantes músicos da nova geração do jazz latino norte-americano.

Miguel Zenón live at the Jazz Showcase

1 comentário:

Renata Seixas disse...

A PEC da Música, que teve sua votação adiada duas vezes, irá, novamente, a Plenário HOJE, DIA 04/11, A PARTIR DAS 16H, NA CÂMARA DOS DEPUTADOS!
Ainda há tempo de pedir aos deputados de seu Estado que votem a favor da Proposta. A lista de e-mail de todos os parlamentares está disponível aqui: http://www2.camara.gov.br/deputados/arquivo
A PEC, de autoria do Deputado Federal Otavio Leite, elimina os impostos sobre a música brasileira em qualquer suporte e qualquer formato: CDs, DVDs, MP3, downloads para celulares etc. O objetivo é reduzir impostos, valorizando a cultura nacional e ajudando no combate à pirataria.
Informe seus leitores, divulgue, mande e-mails aos deputados e pressione!
A direta participação de músicos, artistas, produtores e outros interessados no tema tem sido fundamental!

Maiores informações: http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica
Twitter da PEC: http://twitter.com/pecdamusica
Twitter do Deputado Otavio Leite: http://twitter.com/otavioleite